sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto nº 01 - Buxinho

Hoje vou interromper um pouco minhas postagens sobre conceitos do bonsai, para mostrar meu primeiro projeto. Voltarei a me dedicar em promover algumas tecnicas e orientações, mas não consegui resistir começar a postar meus trabalhos, ainda que incompletos.

Escolhi o buxinho após alguns estudos e me convenci de que seria uma boa planta para "castigar" com minha inexperiência, sendo ainda importante, que ela sobrevivesse com pouco acesso direto de luz num apartamento que morava à época. Rodei algumas foriculturas e viveiros aqui em Juiz de Fora a procura de uma muda que facilitasse minha decisão quanto ao estilo.

Ainda voltarei nesse assunto, mas aqui em Juiz de Fora é muito carente de plantas com qualidade e variedade suficiente para trabalhar a técnica, então não tive muita escolha.

Buxinho virgem como muda

Para a escolha, observei bem a composição do tronco e dos primeiros galhos, imaginando quais estilos seriam possíveis de trabalhar e conclui que o Moyogi seria interessante.



Assim, no auge da minha inexperiência e com toda a ansiedade QUE NÃO DEVE PROSPERAR quando se tenta trabalhar com o Bonsai, providenciei muitas intervenções no buxus no dia seguinte à aquisição: troca de envasamento, poda radical das raízes, troca de substrato, poda área e aramação. Todas as técnicas que eu tinha conhecido em meus estudos eu fiz num dia só.

O resultado foi um monstrinho que ficava pulando de janela em janela no antigo apartamento para conseguir um pouco de sol. A partir daí iniciei um bom período de orações e torcida para que ela sobrevivesse, só isso já estaria muito satisfeito.

Até pasta de dente utilizei como cicatrizante

Detalhe da aramação


Alguns meses depois veio a resposta do buxinho, estava se recuperando bem, inclusive apresentando um robusta nova folhagem nas extremidades dos ramos. Nesse momento, me senti prosperando, estava tudo caminhando bem para alcance do objetivo no estilo.


Seu crescimento foi tão bom que troquei a aramação pois ela também engordou

 Estava tudo indo bem durante o inverno e outono, ela perdeu suas folhas, tal como minha outra planta, uma figueira, e fiquei ansioso pela entrada da primavera. Segui a risco os guias para a espécie e ao entrar a primavera tirei a aramação e adubei com Osmocote, torta de mamona e farinha de osso, contudo, a mesma não correspondeu e estagnou.


Com sinais de que houve compactação do substrato e possível morte das raízes, os colegas do forum do Atelier do Bonsai confirmaram a morte da minha primeira experiência.

Porém, não desisti dele ainda. Estou tentando uma tecnica chamada Mamadeira (ainda vou postar sobre ela) para tentar ressucitar minha primogênita. Está nela há uma semana e vamos esperar o que vai acontecer, afinal, as nove regras do bonsai são: paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciênciae paciência.


Preparação do novo substrato mais drenoso

Retirada do antigo vaso e limpeza do substrato velho. Realmente estava compactado. As raízes não respiravam.

Já realocado na mamadeira

Detalhe do escorredor e bacia

Enfim, em breve estarei atualizando (se Deus quiser) a evolução do menino.

Até a próxima !

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como começar ?

Caros amigos


Dentre muitas pesquisas para conhecer os melhores caminhos e práticas para iniciar na arte do bonsai, tive bastante dificuldade tendo em vista que não há muita literatura brasileira ou em portugues disponível, contudo, descobri que há uma grande comunidade online sobre os mais variados temas e técnicas, que são muito unidos em prol da divulgação e das boas práticas do bonsai.


Peço licença ao grande Mario Leal (www.atelierdobonsai.com.br) e apresento aqui aos curiosos uma das melhores resenhas que tive acesso em meus estudos, detalhando algumas formas para iniciar, e que está divulgada no forum do Atelier do Bonsai:

http://www.atelierdobonsai.com.br/comeco.html

Boa leitura !



Síntese da História do Bonsai


Origem do Nome
O objetivo principal dos chineses quando começaram a cultivar o bonsai era poder contemplar a natureza de perto através da árvore miniaturizada plantada em pedras ou em bandejas. Daí vem o significado da palavra bonsai:BON = bandeja ou bacia SAI = cultivo. Ou seja, "cultivado em uma bandeja".
Este nome pelo qual a arte do Bonsai é mais conhecida atualmente, é uma palavra japonesa. Porém, na China, diz-se mais naturalmente panorama ou paisagem (Jing) e não cultivo ("Sai", pronúnia japonesa do ideograma "Zai" - cultivo). Daí se origina-se o nome Penjing (Paisagem em bandeja).
Origens do Bonsai

Durante muito tempo constavam nesta página poucas e desatualizadas informações sobre a história desta arte, pois eu havia pesquisado apenas em livros e revistas nacionais ou traduzidos para o português(que ainda não são muitos). Após realizar algumas pesquisas, em outras fontes, pude verificar que o pouco que havia escrito não era muito "profundo" e agora disponibilizo dados mais precisos. 

Pois bem, a história provavelmente começou na China. Uma das primeiras referências ao Bonsai é feita em uma lenda que data por volta da Dinastia Han, entre 206 AC e 220 DC, ou seja, a mais de 2000 anos atrás. De acordo com a lenda, Fei Jiang Feng da Dinastia Han possuía o poder mágico de reduzir a Terra, miniaturizando montanhas e rios, árvores, pássaros e feras, casas, barcos, carruagens e seres humanos os quais eram colocados em uma espécie de vaso. Levando em consideração as crenças místicas da época, podemos concluir que provavelmente Feng não era nenhum feiticeiro ou algo parecido, ele poderia ser um artista de Penjing (palavra chinesa que significa "paisagem em uma bandeja").

Por volta da época da Dinastia T'sin(265-420 DC), a arte do Penjing passou a ser descrita em registros escritos e novas referências continuam a ser encontradas nos registros escritos da Dinastia Tang(618-906 DC). Acredita-se que o mais antigo registro em pintura também data dessa época.

No Japão...

Provavelmente, o Bonsai chegou ao Japão devido ao Budismo e, apesar dos primeiros registros sobre o Bonsai no Japão datarem por volta do século XIII, acredita-se que o Bonsai chegou a esse país por volta do século XI, ou seja, há 1000 anos atrás, pois os registros do século XIII já ilustram o Bonsai como uma arte muito disciplinada.

Com o passar do tempo, a arte adquiriu as características que possui atualmente. Na China, a técnica utilizada era a coleta de plantas naturalmente miniaturizadas, principalmente em locais montanhosos, e replantá-las em vasos. Foi no Japão que se criaram as técnicas para se fazer com que mudas comuns, passassem a ter o aspecto de árvores velhas com a utilização de ferramentas apropriadas para poda, modelação dos galhos, etc.

Outras Histórias 

Existem, porém, outras hipóteses a respeito do surgimento do Bonsai. Uma delas diz que o bonsai surgiu devido a invasão da China pelos povos Bárbaros. Pois, como muitos pessoas fugiam e se deslocavam para outros lugares, havia a necessidade de trazer um "pedaço", como lembrança, das terras onde moravam. Outros ainda dizem que o Bonsai surgiu na Índia e foi trazido para a China e o Japão com o Budismo. 

História do Bonsai no Brasil 

No início do século XX, quando ocorria as primeiras emigrações japonesas para Brasil, provavelmente, os japoneses trouxeram consigo os primeiros bonsai e as técnicas para fazê-los. Começava, a partir desse momento, a história do Bonsai no Brasil.
Durante muitos anos a arte, praticamente, permaneceu restrita aos japoneses e seus descendentes. Após a algum tempo, começaram a ser vendidos alguns exemplares na Feira do Bairro da Liberdade em São Paulo. Começava então a popularização do Bonsai que foi intensificada pela influência norte americana. Nos Estados Unidos o bonsai se popularizou um pouco mais cedo. 
A chegada ao Brasil dos filmes Karatê Kid, que faziam uma verdadeira apologia à arte e foram reprisados várias vezes na televisão, serviu como uma grande forma de divulgação. Deste modo a arte do Bonsai cresceu e hoje temos diversas associações e, inclusive, um encontro nacional todos os anos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Ponto de partida

Caros amigos e curiosos,
É com satisfação que inicio hoje uma importante etapa em minha vida. A criação de um blog vai de encontro à toda exposição que a internet promove e que tento me esguiar, contudo, percebi que centralizar por aqui tudo o que é de meu interesse sobre o bonsai, e que possa ser compartilhado, será mais organizado e fácil do que repassar repetidamente entre twitter, facebook e orkut.
Digo etapa importante, pois ainda sou um curioso e persistente aprendiz dessa fabulosa arte que é o bonsai, mas estarei me arriscando a dar uns pitacos em rede aberta.
O espaço ainda está em construção e deve mudar toda semana à medida que for conhecendo as funcionalidades que podem aqui serem desfrutadas.
O Objetivo é aqui expor todo o importante material que tive acesso para iniciar, bem como os bons resultados que ainda obtenho com pesquisas.
Também divulgarei a evolução das minhas plantas, livros, revistas e outros blogs e sites tradicionais e com credibilidade conquistada.
Um abraço do amigo,
Bruno