segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ligustro respondeu bem a desfolha

Amigos e curiosos, bom dia.

Conforme postado há uma ou duas matérias, o meu ligustro passou por maus bocados na virada do ano, quando ficou alguns dias sem rega por conta de uma viagem que fiz. Outro fator que custei para descobrir foi o motivo para o ressecamento rápido do substrato, que  fazia com que a planta não respondesse muito bem ao transplante para o vaso de cimento, dando a impressão de que não tinha se adaptado. 

Quanto ao ressecamento do substrato, descobri que se tratava da mistura do cimento, que na proporção que montei o vaso, absorvia bastante umidade da terra, praticamente não deixando muito para a planta. Por ela ter passado pouco tempo sem a rega, a desidratação não parecia ter comprometido completamente a planta, por isso, uma solução simples que tentei e parece ter funcionado foi colocar uma camada de terra preta na superfície do substrato, fazendo com que retenha mais a umidade do substrato.

Para casos de desidratação profunda, outras técnicas podem ser necessárias, como a apresentada abaixo pelo colega MacDonald Fernandes:




Já para as consequências dessa desidratação na planta, que apresentava poucas folhas e as que restaram amareladas, não tive outra alternativa a não ser tentar promover uma desfolha na planta para incentivar novas brotações. Na postagem anterior há boas explicações das funções desta técnica.

Como após algumas semanas o resultado ficou muito bom, voltando a planta a ter uma brotação mais intensa e verde, e também como proposta deste blog, registrar cada passo de sucesso e insucesso da minha experiencia neste mundo da arte Bonsai, apresento as fotos do antes e depois:

ANTES (JANEIRO):

Sinalizo a pouca massa verde restante na planta.


Aqui já após a desfolha e um pouco de aramação para fixar melhor algumas posições.


DEPOIS (FEVEREIRO):

Por volta de um mês após a desfolha. Notem a camada de terra preta na superfície do vaso.
Bom desenvolvimento de massa após a desfolha. Resultado aprovado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário