quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atualização Alporque Ligustro

Amigos,

Como se trata de um blog que dedica espaço para o aprendizado, apresento o resultado parcial mal sucedido para reprodução por alporque do meu ligustro o qual apresentei no post: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/06/trabalho-do-dia-faxina-e-alporque.html

Digo parcial, pois obtive novas orientações pela internet e vou tentar salvar o trabalho que consistem, resumidamente em:

a) Substituir o papel laminado por plástico escuro e aumentar a quantidade de musgo
b) Substituir o papel laminado por plástico transparente e substituir o musgo por vermiculita
c) Raspar mais fundo no tronco e substituir o musgo por areia

Abaixo as fotos do resultado quando abri o alporque no último final de semana:

Após retirada do alporque, tentativa de recuperação da camada externa da casca

Detalhe lateral do "calo" criado pela planta

Sem formação de raízes.

Assim que decidir qual das técnicas alternativas irei adotar, posto para conhecimento e acompanhamento dos amigos.

Abraços

5 comentários:

  1. Bruno, aproveita a primavera agora e faz isso mesmo. Raspa o tronco até tirar a casca, coloca uma mistura de musgo e areia, faz uma massa bem umida e fecha com plástico preto. Deixa lá por uns 3 meses e confere se deu resultado! Vc pode fazer de 2 formas, uma fechando tudo em volta do alporque ou outro deixando a parte de cima aberta, se vc fizer da segunda forma tem que estar sempre aguando onde está aberto para nao deixar secar.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Sammer.
      Não consegui fazer com o ligustro. Calejava e não dava raízes. Daí desisti.
      Atualmente ele está como na última atualização no link: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2013/02/ligustro-respondeu-bem-desfolha.html

      Excluir
  3. Olá, nunca tentei fazer alporque com lingustro, mas pela foto o galho me parece meio largo. O ideal para alporquia é usar galhos de mais ou menos 3 cm de diâmetro, isso pode variar pela espécie de planta (já fiz um de azaléia com um toco de 15 cm de diâmetro).
    Tente de novo com um galho um pouco mais fino.

    Não sei dizer especificamente sobre essa espécie mas as razões comuns da falha do alporque são se fazer com galhos muito grossos ou não se remover completamente a casca. Pela minha experiência eu também recomendaria se fazer isso com uns 5 galhos de uma vez pois se uma planta tem 50% de chance para o alporque pegar você vai conseguir 2 (nenhuma planta tem 100% de chance de funcionar - fazer isso apenas com um galho é muito otimismo).

    ResponderExcluir