segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bonsai de Aquário

Caros amigos e curiosos

Em meio as minhas pesquisas sobre técnicas e estilos da arte, me deparei hoje com uma inusitada e encantadora descoberta: O Bonsai de Aquário.

Trata-se de um belissimo trabalho de Felipe Oliveira. Segundo os registros encontrados, o aquário foi montado em 2008, recebendo o título de Pinheiro Manso e ganhou vários prêmios com destaque mundo a fora. 

É possível conferir mais fotos e detalhes da elaboração deste minucioso trabalho no blog do Felipe, link abaixo:








Vejam que interessantes a sequencia de fotos que vem abaixo. Parece que o processo utilizado pelo artista consiste em criar o ambiente à seco antes de "inunda-lo" para transformar no produto final da obra. Contudo, estarei entrando em contato com ele para descobrir se de fato é feita desta forma e conhecer outros projetos.



Como criar um Bonsai dentro do aquário?

A seguir, algumas dicas do Felipe em seu blog para criar esse espetacular Bonsai aquático. 
  • A planta usada para formar a copa da árvore foi a Vesicularia dubyana, ela é um musgo e existem vários musgos que podem ser cultivados em aquários, porém vale salientar que a Vesicularia dubyana verdadeira tem um padrão de crescimento triangular em seus ramos, isso ajuda no efeito final da copa. Infelizmente musgos não são a coisa mais fácil de se identificar, então esteja certo de que a espécie é a correta adquirindo suas plantas de vendedores responsáveis e confiáveis.
  • Procure um galho que possua muitas ramificações, quanto mais ramificado melhor, corte os ramos do galho para dar a forma aproximada que deseja para a copa da árvore, isso vai ajudar tornando possível usar uma quantidade de musgo maior dividido em muitos galhos, os muitos ramos vão preencher melhor o volume da copa do que poucas porções em poucos ramos, pois o espaço que o musgo terá que crescer para preencher será muito maior.
  • Os musgos tem um crescimento inicial muito lento em relação a plantas superiores, por tanto é preciso ter em mente que a evolução do layout será lenta, além disso eles não possuem raízes e se fixam sobre as superfícies usando rizóides, que são folhas adaptadas a função de fixação, mas isso leva muito tempo para acontecer, portanto o musgo a princípio precisa ser fixado nos ramos, use linha de algodão na cor verde para amarrar o musgo aos ramos da árvore, com o tempo ela será consumida pela flora bacteriana, mas até lá o musgo já terá fixado. Não economize linha e prenda com firmeza.
  • Outra dica importante: com o tempo e boas condições o musgo cresce e começa a ficar cada vez mais volumoso, se você deixar o musgo crescer demais sem podas os ramos inferiores vão deixar de receber luz e morrer, isso fará com que porções inteiras do musgo se desprendam dos galhos, levando semanas de trabalhos literalmente por água abaixo.
  • As plantas usadas pelo Filipe para formar o carpete do aquário foram a Utricularia graminifolia, Eleocharis parvula. São duas plantas que exigem uma iluminação mais forte, você precisa posicionar sua iluminação de forma que as plantas logo abaixo da copa da sua árvore não fiquem completamente na sombra quando o musgo começar a criar volume. Uma opção a se pensar é usar a região sombreada como uma área de substrato desprovida de plantas, só areia limpa.
 A seguir mais alguns belos exemplares desta também especial arte:

















3 comentários:

  1. Po Bruno, legal demais! Aquarismo é uma arte que em alguns pontos se assemelha ao bonsai! Muito interessante!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa incrivel, impressionante, nunca vi nada igual!!! Tenho que aprender isso, será um hobby emocionnte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Super legal e lindíssimo gostaria de ter um desses em minha casa.

    ResponderExcluir