quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Transplantes da primavera - Parte II

Caros amigos e curiosos,

Dando continuidade ao registro dos últimos trabalhos nesta nova experiência na arte Bonsai, e aos transplantes das plantas que precisam de um melhor substrato nesta estação, apresento quatro trabalhos realizados hoje à tarde.

Informações técnicas sobre a necessidade destes transplantes, assim como alguns materiais e insumos que venho utilizando, constam da postagem anterior. Nesta postagem estão algumas mudas e plantas que preciso de crescimento vertical em vaso mais profundo que a mamadeira.

Apresento a seguir as fotos demonstrando algumas etapas do transplante de uma das mudas de Ipê Roxo, que ainda não cataloguei como projeto:


Ipezinho com brotações frenéticas neste início de primavera.

Boa ramificação na mamadeira, contudo, agora é hora de estimular o crescimento vertical da planta.

Resultado final com troca para o substrato composto de 50% de areia, 30% de caqueira e 20% de terra preparada.




Alguns registros do transplante promovido no Projeto nº 30, Manacá de Cheiro:


Mudinha de Manacá já com novas brotações da estação.

Ótima ramificação do sistema radicular na mamadeira. Muito promissora.

Resultado final com troca para o substrato composto de 50% de areia, 30% de caqueira e 20% de terra preparada.



Alguns registros do transplante promovido no Projeto nº 12, Azaleia:


Também na mamadeira, esta Azaleia apresenta uma certa dormência que vou tentar quebrar com a troca do substrato e recipiente.

Esperança de desenvolvimento em broto para floração.

Ramificação muito tímida na mamadeira.


Já acondicionada no composto de 40% de Areia, 25% de Caqueira e 35% de Terra preparada.

Alguns registros do transplante promovido no Projeto nº 29, Ficus Green Island:



Gosto muito desta planta pelo movimento natural da mesma.

Curativo improvisado após inicio de apodrecimento por perda da casca.

Boa ramificação produzida na mamadeira.

Já pronta em acondicionamento de 50% de areia, 25% de caqueira e 25% de terra preparada.

Após a retirada da "atadura" a ráfia praticamente colada no local, não sendo possível remover sem prejudicá-la.

Por hoje é só amigos, se der tudo certo, e a friagem que se instalou na cidade ontem deixar, amanhã trago mais alguns registros.

Abraços,

8 comentários:

  1. Po Bruno legal cara! To axando que vou passar algumas mudas minhas para um vaso mais fundo também... tenho alguma que não estão desenvolvendo bem. Estão paradas a mais de ano! hehehehehe
    Muito bom trabalho!
    Parabens!
    Gostei de ver a Azalea já bem recuperada da poda radical!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Frodo.

      Senti que as mudas não estavam desenvolvendo muito bem, mas até que me surpreendi com as mamadeiras, mas não era isso que eu queria agora. Preciso de tamanho e robustez não achamos em mamadeiras, por isso as trocas de quase todas as mamadeiras.

      Agora ficarão ali por um bom tempo trabalhando somente os outros elementos como adubação, podas e modelagem...

      Abs

      Excluir
  2. Muito bom!! Amei tudo. Parabéns!!! Espero que esse frio se vá. Ele chegou no domingo, aqui, no Rio de Janeiro. Choveu rios de água até ontem, quarta. Hoje, o céu abriu com um lindo sol. Vamos ver o que dará. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Weverton.
      O tempo frio daqui me ajuda nos transplantes pois corro menos risco de insucesso pelo calor.
      Mas a natureza dá seu jeito e mesmo com a frente fria, as plantas sabem que estão na primavera e brotam normalmente, é fantástico.
      Abs

      Excluir
  3. Oi, Bruno. Hoje pesquisando na net como cuidar do Manaca de cheiro encontrei seu blog. O meu pé de Manacá ta me enlouquecendo saindo pézinhos para todo lado, passei a tarde futicando na terra para poder arrancar as raizes que estão crescendo. Já pensei até em cortar o pé, ele deve ter uns 15 anos, eu não sei mais o que faço, não posso deixar crescer manaca por todos os lados e o espaço é pequeno, me ajude, moro em JF também. Obrigado. Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane !

      Como pode perceber na postagem acima, meu manacá nada mais é que uma mudinha e ainda estou começando a aprender como cultivá-la, mas no que puder ajudar, estarei à disposição.

      Não ficou claro pra mim qual é o seu objetivo: evitar que se cresçam mais plantas mantendo ou não o seu manacá?

      Se o seu espaço é de terra, o seu manacá pode estar com uma boa capacidade reprodutiva, "espalhando" sementes pelo terreno cumprindo sua função reprodutiva. E neste caso, para se evitar crescerem mais, acho que você teria que buscar uma forma se compreender como isso acontece e tentar anular, se manter o seu pé de manacá é um dos seus objetivos.

      Tenho minhas dúvidas se arrancar cada mudinha será efetivo, pois você pode não conseguir tirar tudo das raízes que ficando enterradas dão origem a novas mudas, sendo que também ainda podem continuar a crescer outras mais se a planta for boa reprodutora e o terreno fértil e propenso ao crescimento. Posso lhe ajudar a buscar técnicas de anulação de reprodução ou algo assim.

      Caso não dê nada certo e tenha o real interesse de se desfazer da planta, me candidato e aproveitá-la para trabalhos em bonsai retirando-a com o máximo de raízes do seu terreno ok?

      Anote meu email para mantermos contatos (bruno.gomes.silva@gmail.com).

      Abs

      Excluir
  4. Olá Bruno!Plantei alguns pezinhos de manacá de cheiro em meu jardim,mas o contrario da Eliana,alguns deles não estão se desenvolvendo,eles secam e caem as folhas,o jardineiro disse que é normal,que com o tempo eles voltam a brotar novamente,só que já tive que trocar por duas vezes com o fornecedor,pois eles secaram até morrer.Gostaria de saber se voce pode me orientar como devo proceder,pois a unica coisa que o jardineiro me disse era que eu regasse bem todos os dias.Moro em SP.Agradeço muito se puder responder.Abs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marizete.

      O seu jardineiro tem razão de orientar a rega diária, que assim como sol, é necessário a todas as plantas. Mais no verão e primavera e menos no outono e inverno.

      Como respondi a Eliane, ainda estou aprendendo sobre a espécie e o que posso tentar contribuir independe da espécie. Se suas mudas estão morrendo podem ser duas coisas: a planta ou a terra.

      Talvez o seu terreno não possua as condições ideias para esta espécie. Desconheço as preferencias do Manacá quanto a acidez do solo, mas como toda planta de flores, a matéria organica é importante. Pesquise sobre composição de solo e a espéce que deve achar algo.

      Contudo, se o seu terreno possui um solo favorável onde outras plantas já estão crescendo e se desenvolvendo bem, pode ser que as mudas que está conseguindo estejam com dificuldades para passar para o chão. Neste caso, eu tentaria deixa-las desenvolverem um pouco em vasos ou recipiente maiores para depois passa-las ao chão.

      Não sei se consegui ajudar de alguma forma, mas gostaria de ter notícias de como ficou seu problema, ok?

      Abs

      Excluir