quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como fiz meu primeiro vaso de cimento

Caros amigos e curiosos, como vão?

Hoje vou apresentar a todos uma parte do cultivo do Bonsai que inevitavelmente estamos envolvidos, o trabalho com vasos, que obviamente, faz parte do treinamento das raízes da planta e da finalização estética também, contudo, todas as nuâncias quanto à escolha, o formato,  tipo e tamanho para outra postagem futura.

O que proponho a dedicar este post é a realização de um anseio bem intimo para suprir uma das deficiências da nossa cidade de Juiz de Fora quanto aos insumos e materiais para praticantes de Bonsai, qual seja, a obtenção de vasos de treinamento feitos em cimento.

Nas minhas pesquisas nos sites, foruns e etc.. que estão disponíveis por aí, há diversas receitas e dicas de como conseguir você mesmo criar um vaso de cimento, mas confesso que, pela inexperiência de nunca ter botado a mão para "virar uma massa" de mistura e cimento, custei para tomar coragem e tentar. Mais ao final indico alguns dos links que utilizei em minha pesquisa.

Mas, ao final, fiquei muito satisfeito pois achei que teria mais dificuldades, ainda que seja possível aperfeiçoar as medidas e simetrias, bem como o acabamento inter e externo.

Apesar de vários colegas mencionarem sobre as medidas da mistura de cimento e areia, fui mais no olhômetro da consistência da massa para que não ficasse muito fina e "aguada" a ponto de não fixar bem nas paredes e se sustentar sem escorrer.

No mais foram utilizados:
  • Cimento
  • Areia
  • Água
  • Borrifador para umidecer 
  • Pá de mão para misturar e acomodar a massa
  • Desempenadeira para alinhar e nivelar lados e fundo
  • Tampa de garrafa pet para os furos do vaso
  • 1 Colher de chá para trabalhar o acabamento dos furos e dos pés
  • 1 Cartão telefonico para nivelar a altura dos pés.
  • 1 vaso de "Mausai" de plástico como forma
  • 1 tampo de mesa de piscina como plataforma lisa, estável e alinhada
  • 1 bacia grande para revirar massa
  • 1 hashi para gravar as iniciais
  • 1 esponja de cozinha

Confiram as fotos:

Aqui parte dos materiais utilizados. A tela acabei não usando para reforçar o fundo pois esqueci, assim como também não tirei as fotos de todos os materiais listados.

A forma já assentando o molde de areia

O molde já virado sobre a mesa de trabalho. Repare que os gominhos dos pés do vaso ficaram gravados no fundo do vaso finalizado. Lição para os próximos: tirar esses gomos do molde antes de jogar a massa.

Desculpem a qualidade, mas foi meu filho que tirou tentando me ajudar.........

...........mas a ideia foi tentar dar uma noção da consistência da massa.

A primeira cara após lançar mão da camada de cimento tentando , pelo menos nesse momento, fazer firmar a massa no molde.


Aqui após a massa já firme no molde, conseguindo  acertar as medidas e inclinações dos lados e fundo



Com a massa endurecendo, já estava esquecendo de fazer os furos. Precisei da ajuda  de uma colher uma vez que fiz uma boa camada de cimento e somente a tampinha de garrafa nao conseguiu atravessar.

Com os furos prontos, umideci o vaso mais uma vez para melhorar os acabamentos laterais, retirando principalmente, grande grãos de areia e pedra que estavam misturados na massa. Tal procedimento foi feito com uma esponja de cozinha mesmo.

Aqui confeccionando os pés em separado para não prejudicar o que já estava em andamento na estrutura do vaso.



Detalhe de um dos pés fixado.

Já montando com os pés, deixei o vaso secando nesta posição por um dia inteiro, ainda que todo o molde de areia por dentro.

No dia seguinte já retirado o molde interior de areia. Percebam nos cantos os gominhos do mode da forma criando piscininhas nos cantos. O interior eu não trabalhei qualquer tipo de acabamento, até porque será preenchido em breve por uma planta para treinamento.

Gostei do resultado, pois externamente , consegui dar uma forma legal assim como um acabamento razoável para uma primeira experiência.

Ainda deu tempo de gravar minhas iniciais o ano de fabricação como registro.

Como adiantado no início do post, seguem os links para quem quiser conhecer outras experiencias e receitas de fabricação de vasos de cimento:












Nenhum comentário:

Postar um comentário