terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto nº 05 - Ulmus

Caros amigos,

Após minha visita ao amigo Rodrigo, pude adquirir alguns exemplares com ele e que estavam disponíveis como já exposto no post Visita ao amigo Rodrigo. Um dos que mais chamaram-me a atenção foi esse exemplar de Ulmus Parvifolia, pois além de ser uma belíssima planta para a arte Bonsai e ter visto maravilhosos exemplares em minhas pesquisas, não é de fácil obtenção em nossa JF.


Aprox 4 anos. Na primavera farei
intervenções importantes


Arvore de folha caduca (caem as folhas em invernos muito rigorosos), procedente da china. Existem outras variedades de Ulmus com folhas perenes procedentes da Coréia, Taiwan e Japão. É sem dúvida a árvore mais popular no cultivo do bonsai.  Devido ao tamanho reduzido de suas folhas o Ulmus consegue assemelhar-se facilmente a uma “mini - árvore”. suas folhas de coloração verde escuro são serrilhadas dando ainda mais charme a sua estética

Assim, trago algumas informações sobre o projeto nº 05 antes das próximas intervenções na próxima primavera, daqui uns 3 meses.





Fonte: Atelier do Bonsai
Tradução: Macdonalds Fernandes




Nome Científico: Ulmus parvifolia
- Nome Popular: Ulmus, Olm chinês
- Família: Ulmaceae (Ulmáceas).
- Origem: China, Coreia, Japão.

- O Ulmus é às vezes erroneamente rotulado como Zelkova, causou confusão porque o nome científico foi anteriormente parvifolia Zelkova (hoje é Ulmus parvifolia). Zelkova está em Fóruns em guias separadas.

- Altamente valorizada pelos entusiastas do bonsai, devido ao seu rápido crescimento, resistência e facilidade para o ramo. Ideal para iniciantes.

- Bonsai típico de interior com uma boa iluminação solar.

- Folhas 1-2 cm de comprimento, quase sempre verde, verde escuro e ligeiramente dentadas.

 


- Planta semi-perene que se comporta como decídua em climas temperados e frios, brotando novamente na primavera. Em áreas mais quentes mantém as folhas durante todo o ano que não serão perdidos.

- Flores no início do Outono, que produzirá em maio insignificante samaras alada verde amarelado.

- Luz: Sol, mas não muito intenso.

- Temperaturas: Hibernam em uma temperatura entre 5 e 10 º C.

- Não tolera geadas. Podem ser cultivadas ao ar livre em zonas mais quentes.

- Umidade:  Borrifar a folhagem de manhã e à noite, quando a temperatura ultrapassar os 15 º C.

- Precisará de uma boa ventilação quando cultivada em interiores, deixando a janela aberta quando não estiver chovendo.



- Irrigação: Regar apenas quando o substrato estiver parcialmente seco superficialmente.

- Adubação:  O Ulmus prefere ser adubado com adubos orgânicos de decomposição lenta e químicos ricos em Nitrogênio ( N ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão de adubos químicos, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....). As melhores épocas para a adubação do Ulmus: da Primavera ao Outono. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.
- Poda:  Requer podas constantes para conter a forma durante todo o período vegetativo. A poda de manutenção do Ulmus pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa. Sua brotação pode ser intensa em algumas épocas do ano. Podas mais rigorosas devem ser feitas o final do inverno. Pode-se desfolhar o Ulmus, se o mesmo estiver sadio, no meio de verão uma vez por ano para renovação de todas as suas folhas.



- O Ulmus é uma árvore que responde bem a poda, mesmo o mais forte, surgindo assim a partir da madeira velha.

- A melhor época para podar é na primavera, assim como as pontas dos brotos, quando começam a inchar e a árvore começa a mobilizar a sua seiva.



- Pode ser feito também no verão.

- Intervenções vigorosas para esclarecer as raízes devem ser realizados durante o transplante e devem ser preferencialmente acompanhado por uma redução seletiva do vaso.

- Promover a formação de um tronco grosso, desfolhando completamente a árvore no final da primavera, a cada três anos.



- O Ulmus é uma planta de fácil modelação simplesmente com podas freqüentes, se for preciso aramar, faça no final do inverno. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

- Transplante: – A cada 2 anos, no final do inverno em um substrato feito de 70% a 30% de composto(orgânico) e areia grossa.

- Multiplicação: – Por sementes, seguindo uma estratificação das sementes em água fria após a colheita na primavera.

- Por estacas: -Mergulhando em hormônio enraizador por 3 horas e espetando em areia grossa de rio. Enraizam de 30 a 60 dias. Não fazer estaquia no inverno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário