sábado, 28 de maio de 2011

Projeto nº 07 - Serissa

Amigos,

Continuo, neste post, a apresenta-los as plantas que compõem o meu humilde viveiro. Confesso que de arbustros, estava satisfeito com o meu buxinho e à procura de uma Caliandra, contudo, encontrei essa Serissa no viveiro do amigo Rodrigo em sua última visita aqui em JF e resolvi levá-la.



Apesar de muito jovem, a vejo com bom potencial, especialmente por parecer uma planta bem aceita para o Bonsai e por possuir uma interessante inclinação à esquerda e aceitar bem os cuidados que tenho disponíveis para fornece-la.

Assim que terminar os esboços dos projetos de todos os meus mimos, posto aqui também este para conhecerem minhas intenções.

Enquanto isso, segue abaixo dados e informações sobre a espécie e algumas fotos que também encantam.


Nome Científico: Serissa foetida
Sinonímia: Serissa japonica

Nome Popular: Serissa, Árvore-das-mil-estrelas, Mil-estrelas

Família: Rubiaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Ásia

Ciclo de Vida: Perene
A serissa é um pequeno arbusto, de folhas perenes e abundante floração. É muito ramificada e de crescimento compacto, sendo ideal para a formação de bonsai. Suas folhas são bem pequenas, brilhantes e de cor verde na espécie típica. Ocorrem ainda formas "Variegatas", com folhas de margens cor branco, creme e amarelas. A floração ocorre na primavera e verão, despontando numerosas flores miúdas, de cor branca a rosa, de acordo com a cultivar. As flores tem o formato de estrela, o que lhe rendeu o nome popular de "Mil-estrelas".





No jardim a serissa pode se conduzida como arbusto topiado, podendo ser utilizado isolado, em conjunto com outras plantas, ou em grupos, para delimitar caminhos em bordaduras ou na formação de sebes baixas. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, sendo muito utilizada assim para bonsai. É uma planta muito rústica e sua manutenção é baixa, exigindo apenas pouca adubação e podas de formação após a floração. Curiosidade: Os ramos e raízes da serissa, quando manuseados e cortados, exalam um cheiro fétido, nauseabundo.



Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, bem drenável e irrigado a intervalos regulares. Para uma intensa floração necessita de sol direto, mas precisa ser protegida nas horas mais quentes do dia, principalmente no verão. Aprecia umidade ambiental, mas não tolera encharcamentos. Tolerante ao frio subtropical e podas drásticas. Não gosta de ser mudada de ambiente. Em situações de estresse, como mudanças e frio intenso, pode amarelar e perder as folhas, mas é capaz de rebrotar. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro ou semilenhosas, postas para enraizar na primavera. É possível enraizar estacas em copos com água.

Alguns belíssimos bonsais da espécie:





Ainda não são muitos os vídeos expostos na internet com trabalhos completos e com aula sobre as infinitas técnicas e espécies, contudo, encontrei um legalzinho sobre Poda de refinamento numa Serissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário