quinta-feira, 7 de junho de 2012

Encerramento do Projeto nº 18 - Tuia Jacaré Dragão

Amigos,

É com pesar que anuncio o encerramento de mais um projeto, a Tuia Jacaré no estilo Dragão. Meu pesar é grande, uma vez que tal projeto exigiu muita pesquisa em busca de fundamentação para a proposta do estilo, contudo, aprendizado é isso mesmo, feito de muitas perdas.

Pelo que consegui apurar foi o Aranhiço Vermelho que, em pouquíssimos dias, acabou com esta planta. O interessante é que outra Tuia minha é que foi "infectada" primeiro, mas a que realmente não aguentou foi este exemplar. Fica o alerta aos amigos bonsaístas que, apesar das aplicações de Enxofre como recomendado, o combate não foi suficiente, talvez pela demora na identificação da praga e consequente forma de combate.

Olha o bicho aí com um link para informações:


A seguir as fotos de como a planta ficou:






Neste link um registro bem completo do trabalho desenvolvido nesta planta e informações sobre o estilo: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/10/projeto-n-18-tuia-jacare-dragao.html.


Abs

2 comentários:

  1. Ola. Primeiramente gostaria de parabenizar o blog. Esta sendo uma excelente fonte de aprendizado para mim, que sou apenas uma iniciante/admiradora das artes do bonsai. Eu comprei uma tuia strikta no mercado, um "pinheirinho", que estava com algumas mudinhas se soltando da planta principal. Minha ideia era fazer dessas mudinhas futuros bonsai. Só que depois q eu cheguei em casa, reparei que nas raizes da planta maior haviam bichinhos parecidos com algum tipo de pulga que ficavam correndo entre elas. Eu não sei que tipo de inseto é esse, por acaso seria o citado no seu post? Outra duvida: Eu transplantei a planta principal para um vaso maior, com nova terra e transplantei as outras duas mudas pequenas também. Esse transplante pode sanar o problema? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, inicialmente obrigado pelo incentivo. Como também sou um aprendiz, esse espaço possui objetivo de ajudar e o mais didático possível. São meus registros de aprendizado.

      Quanto aos insetos que identificou, precisaria de mais algumas informações para lhe ajudar: qual a coloração e tamanho, se produzem algum tipo de pó ou teia e o mais importante, que tipo de mal vem fazendo a sua planta. Quais os sintomas dela: folhas secas? Queda? etc...

      Importante atentar ainda para compra de mudas em mercados, sejam grandes ou pequenos, especialmente os grandes, que não oferecem condições muito propícias para que a planta seja vendida com saúde. Nos pequenos, por se misturarem a muitos produtos ao final do dia ao serem guardados pelo comerciantes, os grandes por não terem acesso muito fácil a luz do sol e serem produtos de estufa. Dificilmente terá bons resultados com plantas que não são adquiridas na natureza (yamadori) ou em floriculturas e viveiros.

      No meu caso, a praga que cito acima provocou uma queima na folhagem, que ao mudar de cor, secou e começou a cair. Identifiquei que soltavam um pozinho branco e eram de cor amarelada/avermelhada. Somente após estas identificações, pude buscar ajuda para utilizar insecticida.

      Não acredito que se tratando de uma infestação de algum tipo de praga, apenas o transplante pode ser resolvido. O uso de um inseticida é fundamental contra pragas, mas um pouco dificil de usar se não obtiver as informações necessárias para acertar no produto e dose.

      Esses insetos que você cita podem apenas ser umas formiguinhas ou bichinhos da terra que de repente não farão mal, contudo, não dê bobeira, e fique de olho se sua planta sofrerá algum sintoma como estes que falei acima.

      Há diversos grupos e foruns disponíveis na internet para troca de informações e ajuda de bonsaistas e floristas mais experientes e sempre poderão ajudar. O combate a pragas ainda é um dos meus pontos fracos e sempre recorro a essa turma, que pode ser encontrada no Atelier do Bonsai e em nosso grupo do Bonsai Clube de Juiz de Fora no facebook.

      Abs

      Excluir