terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reformulando o Viveiro

Caros amigos e curiosos, boa noite.

Como já explicado em postagem de julho, a cada virada de estações outono/inverno e primavera/verão, preciso reposicionar minhas plantas para se utilizarem da melhor forma do sol e sombras que cada uma carece, e também conforme outra postagem, onde mencionava a minha vontade de melhorar a organização do meu viveiro, trago ao conhecimento dos amigos a novidade desta semana, antes de entrar nos transplantes e suas respectivas postagens, qual seja, a restruturação do mesmo, finalmente !!

O link a seguir possui mais postagens sobre a evolução do meu viveiro desde as primeiras plantas: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/03/atualizando-o-viveiro.html.

Optei por um sistema de prateleiras sobrepostas em quatro níveis de forma a disponibilizar diversas posições para tomada de sol, sendo que as mais altas se beneficiarão por mais tempo.

Foram utilizados nas prateleiras 12 blocos de concreto e oito ripas de madeiras medindo 2 metros cada. Como comprei 20 blocos e 10 ripas, com as sobras, fiz dois suportes para bacias grandes e ainda guardei duas ripas para eventuais quebras ou substituições.

A seguir os registros da reconstrução do viveiro:

Os materiais no dia da aquisição. À esquerda 20 blocos de concreto, ao centro as ripas de madeiras, e à direita areia e cimento para transplantes e outros trabalhos


Essa é a lixa utilizada para as ripas. Comprei madeira crua e antes de trata-las no verniz, foi necessário trabalhar com lixa 60.

Trabalhando o verniz

Trabalhando o verniz

Ripas cruas sem tratamento
Vejam que diferença após lixar e tratar com verniz

Importante lembrar que além da questão estética, o tratamento da madeira com verniz tem o objetivo de proteger a mesma contra os efeitos do tempo e da umidade constante.

Começando a montagem das prateleiras. Disposição de blocos "copiada" do amigo Elio do Fórum do Atelier do Bonsai.


Finalizando a montagem

Detalhe para uma coluna do muro que atrapalhou um pouco na acomodação das plantas da última prateleiras, fazendo perder uma vaga para vaso.

Começando a ajeitar as plantas

Começando a ajeitar as plantas - visão lateral


Concluída a primeira disposição para o novo viveiro em quatro novas prateleiras comportando 23 exemplares, bem como duas semitorres para duas grandes bacias

Primeira prateleira: Ipê Roxo, Manacá de cheiro, Acer Tridente, Bouga e Bouga
Segunda prateleira: Jacaré Cascata, Azaleia semi cascata, Figo, Ficus Green Island Cascata, Ligustro, Cerejeira e Eugenia.
Terceira prateleira: Murta, Cipreste Semi cascata, Ulmus, Pau Brasil e Kaizuca
Quarta prateleira: Junípero Nana, Pau Brasil, Serissa, Ficus, Ipê Roxo, Tuia
Torre à esquerda: Laranjeira Kinzu
Torre à direita: Yamadori de Bouga

Estas são as que ficaram de fora das prateleiras por enquanto, da esquerda para a direita: Yamadori de Bouga, Pitangueira, Romanzeira, Laranjeira Kinzu e Shimpaku.

Fiquei muito satisfeito com essa nova organização do meu viveiro e espero que também tenha agradado aos amigos.

Abraços,

4 comentários:

  1. Muito bom Bruno! É uma ótima iniciativa essa sua de reposicionar as plantas conforme as estações! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Frodo, mas não tive muita alternativa, uma vez que no verãozão elas praticamente queimam se ficarem "do lado do inverno" pois tomam sol durante todo o dia sem uma sombra sequer.

      Do contrário também, no inverno elas mal tomam sol do lado contrário, por isso a necessidade.

      Abs

      Excluir
  2. Ficou muito bom Bruno bem arrumado e bastante arejado gostei posso copiar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo !
      No meu caso me atende plenamente, pois como preciso muda-las de posição duas vezes ao ano, a desmontagem é simples e rápida, além de facilitar a limpeza também.
      Sinta-se a vontade pois na verdade já é uma cópia de alguns que encontrei em minhas pesquisas.
      Abs

      Excluir