sábado, 10 de março de 2012

Projetos nº 27 e 28 - Laranja Kinkan

Boa tarde a todos,

Trazendo ao conhecimento dos amigos mais dois projetos ambos da espécie de laranja Kinkan. 

Também conhecida no Brasil de antigamente como laranjinha doce ou laranjinha-da-china, embora seja proveniente do Japão, a laranja kinkan é uma pequena e bonita fruta de apenas 4 cm de diâmetro. Diferentemente das outras laranjas, a kinkan não pertence ao gênero Citrus, além de poder ser comida com casca e tudo, de uma vez só. A polpa farta e suculenta enche a boca de simultânea acidez e doçura. 



A fruta serve para todo tipo de doces e bebidas, inclusive licores e vinho quente. O doce em calda ou cristalizado, feito com a casca inteira e oca de polpa, é uma especialidade de algumas comunidades de imigrantes japoneses no Brasil, que ainda mantêm as tradições do seu país. 

Fruta lucrativa para os produtores, principalmente de São Paulo, a kinkan requer manuseio delicado e cuidados bastante especiais, sendo planta extremamente frágil a imprevistos climáticos, como falta ou excesso de chuva.



Algumas informações técnicas:

Nome da fruta: Laranja Kinkan 

Nome científico: Fortunella japonica (Thumb.) Swingle 

Família botânica: Rutaceae 

Origem: China 

Características da planta: Árvore geralmente de até 5 metros de altura, muito ramificada. Folhas verde-escuras e brilhantes. Flores pequenas, alaranjadas, agrupadas nas axilas das folhas. 

Fruto: Tipo hesperídio, oval, de 4 a 5 cm de diâmetro, de coloração amarelo-avermelhada, casca lisa. Polpa envolvendo numerosas sementes. 

Frutificação: Inverno 

Propagação: Semente  

Abaixo as mudas como as adquiri:








A seguir detalhe de floração que ocorreu timidamente no início do verão:




As duas estão indo para bacias e mais tarde escorredores e levará tempo até encaixar os estilos de ambas, ainda que não veja nada mais adequado que o vassoura conforme uma das fotos de inspiração abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário