sábado, 3 de março de 2012

Projeto nº 24 - Romã

Amigos, boa noite.

Hoje trago ao conhecimento um exemplar que sempre admirei na Arte Bonsai, a Romanzeira. Não só pelo fruto, mas com uma belíssima flor e boa adaptação ao nosso clima, tal espécie sempre conquista cuidadores em todo o país.

A seguir algumas imagens da planta como se encontra na natureza bem como sua ficha técnica:




A Romã cresce e floresce muito rápido.

Família: Punicaceae

Romã anã

Origem: Ásia Ocidental, Oriental e região do Mediterrâneo.

Características: Árvore de folhas semicaducas, de cor verde brilhante e delgadas. Em climas quentes, sem um inverno rigoroso, se mantém sempre verdes. Floresce no final da primavera princípio do verão, desenvolvendo flores laranjadas, que darão origem aos pequenos frutos da mesma cor e que carregam muitas sementes. É conhecida no Egito há 2.500 aC e também é mencionada várias vezes no velho testamento.


O seu fruto é a romã conhecido, com uma polpa suculenta vermelho comestível.
‘Nana’ a miniatura da variedade de romã possui uas folhas, flores e frutos semelhantes ao grande, mas tudo é muito menor.
O estilo que melhor se adapte a romã é o Mame, se for uma variedade anã (‘Nana’), ou Vertical informal.
Vasos:  Melhores resultados são obtidos quando as raízes têm espaço para crescer, sem nada para impedir o crescimento livre. Na verdade, os especialistas recomendam cultivar um mínimo de 10 anos no jardim, para depois ser transplantada para um vaso como um bonsai.
-Em vasos azul ou creme tendem a aumentar a intensidade da florada.
Gosta de lugares quentes e necessita de muita luz. Em climas frios tem que ser protegidas das geadas, porém o frio moderado do inverno é importante para que possa efetuar sua parada estacional e perder algumas folhas.

Necessita de rega abundante nos períodos de crescimento. No inverno, quando caem suas folhas, a rega deve ser mais moderada.

Adubo: Durante o período de crescimento e frutificação, a cada duas semanas (primavera e outono). Nunca adube uma árvore doente ou recém transplantada.


- No momento em que as flores começam a ganhar peso deve-se começar a aumentar gradualmente a adubação para passar o meio do verão por que há muito que adubar para os frutos se desenvolverem corretamente. Se a temperatura estiver elevada, aduba-se a cada 6 semanas.
Transplante: A cada um ou dois anos. O transplante deve realizar-se ao final do inverno, antes de iniciar a brotação, procurando cortar 1/3 parte das raízes.
Poda: Para se conseguir uma boa ramificação, podamos os brotos novos quando têm de seis a sete pares de folhas, cortando logo acima do primeiro ou segundo par. Para conservar as flores não se deve cortar os brotos novos após o início de novembro. Somente depois da floração faz-se a poda dos brotos para conservar sua forma. Os galhos mais grossos podem perfeitamente ser podados no inverno.

Limpeza: Eliminar as folhas amarelas e algumas flores dos galhos muito carregados. Se a árvore der frutos é importante colhê-los antes que caiam por si mesmos, para não fatigar a árvore. Após a brotação da primavera é preciso fazer a limpeza dos pequenos ramos que não brotaram ou que tenham secado durante o inverno.

Aramação: Em qualquer momento, menos na época de floração.

Dicas: Não se deve deixar muitos frutos em um só galho, pois a tendência é este galho secar no ano seguinte. Para florescer abundantemente, a árvore necessita de exposição a pleno sol.


- No início de sua formação como um bonsai é mais importante para modelar corretamente desde o início, em vez de se preocupar com as flores e frutos, embora note que as flores emergentes das pontas dos rebentos novos e, portanto, podemos olhar sobre as almofadas e tentar deixar alguns para nos dar flores.

Multiplicação da Romãzeira:
- Por sementes:
- Coletar as sementes dentro do fruto maduro, lavadas e secas.
- A semeadura na primavera, após estratificação durante o inverno.
- Pode ser plantado no Outono para estratificar semeadas em baixas temperaturas.
- As sementes devem ser deixadas de molho por 24 horas e depois plantar na primavera, em uma mistura de turfa e areia e, em seguida, cobertos com o solo a uma temperatura (20-30 ° C).
- Colocar as sementes ao sol para germinar.
- O uso de sementes é efetiva apenas em regiões quentes.
- No caso de estacas:
- Se queremos manter as mesmas características da planta-mãe irá fazê-lo através do corte de galhos. O corte que você pode fazer:
- Estacas lenhosas (caules adultos) a partir do Outono e inverno.
- As estacas semi-lenhosas: no verão.

Neste blog há uma incrível reunião de belíssimos exemplares desta espécie. Deem uma olhada na categoria dos Bonsais e até onde a intervenção humana pode levar.
Quando comprei minha muda não conseguia enxergar estilo pré-definido e não tinha ideia do que fazer, senão, apenas estudar e estudar sobre a espécie e seus cuidados. Vejam:



Após limpar a terra da base do tronco, bem como alguns galhos baixos, percebi os três troncos que compõem sua base e decidi dar umas primeiras linhas ao estilo "Tosho - 3 troncos" com algumas podas.
A seguir as fotos do meu trabalho realizado, bem como de um exemplar fiel ao estilo ora proposto:
Vejam o exemplar e digam se não dá pra sonhar.


Detalhe da base tripla


Provável frente

Visão invertida




Após alguns dias, a planta respondeu com novas brotações. Só alegria !!!


Agora é aguardar com a boa e velha paciência que o Bonsai exige, para na próxima primavera promover novos ajustes.

2 comentários:

  1. Show d+ Bruno!
    Será que é uma planta só mesmo ou são mais? hehehehe
    Quando vc reenvasar posta aí pra gente ver!
    Tem futuro a bichinha hein! Curti a fonte de inspiração!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara, tive essa mesma dúvida, contudo, como fiz besteira com as Jabus ao separa-las, achei melhor esperar pra ver depois.
    To deixando algumas plantas para reenvasar numa oficina com todos.
    Abs

    ResponderExcluir