terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Começando 2013 !

Caros amigos e curiosos, 

Inicialmente gostaria de desejar a você leitor, amigo e parceiro desta minha aventura na arte Bonsai, um feliz 2013, com muita saúde, harmonia, paz e realizações. Que neste novo ano que se inicia, consiga alcançar seus objetivos e vencer os obstáculos que vão aparecer em seu caminho.

Após um dos maiores períodos que passei de inatividade, hoje estou oficializando a 3ª temporada de vida deste blog e com muita saúde. As quase 55.000 visualizações deste espaço, além de atestar a maturidade desta nossa empreitada, dá bons sinais de perenidade desta proposta educativa e de publicidade local de uma arte oriental, de certa forma, desconhecida aqui na cidade de Juiz de Fora.

Além disso, há a satisfação de poder compartilhar um hobby novo e que vem sendo bem aceito pelos colegas, inclusive os reais e não apenas virtuais. A cada vez que encontro um colega, amigo ou parente pelas ruas e locais da cidade, vem sempre o reconhecimento do sucesso do nosso trabalho de divulgação, com aquele cumprimento "Fala meu florista" ou "Como vai meu amigo Mr. Bonsai" ou  "E aí Brunão, me explica como funciona esse lance de Bonsai" ou ainda "Bruno, desconhecia e tenho acompanhado seu blog." Não precisa dizer mais nada né amigos? 

Aliás, precisa sim: ainda sou um aprendiz, principiante neste movimento, mas espero um dia possuir exemplares tão belos quanto os que posto no facebook ou comento internet afora, e neste momento meus amigos, estarei convidando a cada um de vocês que incentivou ou não, a comparecer na 1ª Exposição do Bonsai Clube de Juiz de Fora junto com outros amigos da cidade.

Bom, entradas em um novo ano sempre nos trazem reflexões sobre o que passou e o que podemos melhorar. Fazemos aquela faxina mental e nas gavetas para começar um novo período do "zero" até onde é possível. Com este espírito, iniciei os trabalhos de 2013 com uma bela faxina no meu viveiro, um pente fino na situação de cada planta ou muda, assim como dois trabalhos de desfolha e aramação, conforme fotos a seguir:


As meninas espalhadas pelo chão para limpeza do viveiro

Desmontagem do viveiro. Ripas muito finas estão começando a envergar com o peso das plantas. Na próxima troca de materiais, vou reforçar as prateleiras


Junípero e Cerejeira que sofreram na minha ausência de 10 dias no fim do ano.

Mudinha de Caliandra desde a semente também sofreu no calor com pouca rega.

Pitequinhos de semente também não passaram saudáveis no período.

Ligustro perdeu e queimou muitas folhas assim como a Azaleia abaixo. 



 A seguir as fotos da desfolha e aramação que promovi no Ligustro e na parte superior do Yamadori de uma Bougainvilea na tentativa de estimular novas brotações, bem como trocar arames e melhorar a modelagem.








2 comentários:

  1. Brunão, ótimo trabalho cara!!!
    As plantas realmente sofrem muito sem a gente por perto pra cuidar delas... caliandras então, já perdi umas 4 =(
    Mas agora é bola pra frente, mandou bem nas desfolhas e estilizações!
    To gostando de ver aquela bouga!
    Mais uma vez parabens!
    Que 2013 nos traga muitas felicidades (na vida e no bonsai!!!)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Rafael, vamos apanhando e aprendendo e com o tempo os resultados vão surgindo... naquela bouga, assim como na outra (parte de baixo do yama) vou ter que trabalhar uma madeira morta mais cedo ou mais tarde. Alguma dica ?

      Excluir