quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Síntese da História do Bonsai


Origem do Nome
O objetivo principal dos chineses quando começaram a cultivar o bonsai era poder contemplar a natureza de perto através da árvore miniaturizada plantada em pedras ou em bandejas. Daí vem o significado da palavra bonsai:BON = bandeja ou bacia SAI = cultivo. Ou seja, "cultivado em uma bandeja".
Este nome pelo qual a arte do Bonsai é mais conhecida atualmente, é uma palavra japonesa. Porém, na China, diz-se mais naturalmente panorama ou paisagem (Jing) e não cultivo ("Sai", pronúnia japonesa do ideograma "Zai" - cultivo). Daí se origina-se o nome Penjing (Paisagem em bandeja).
Origens do Bonsai

Durante muito tempo constavam nesta página poucas e desatualizadas informações sobre a história desta arte, pois eu havia pesquisado apenas em livros e revistas nacionais ou traduzidos para o português(que ainda não são muitos). Após realizar algumas pesquisas, em outras fontes, pude verificar que o pouco que havia escrito não era muito "profundo" e agora disponibilizo dados mais precisos. 

Pois bem, a história provavelmente começou na China. Uma das primeiras referências ao Bonsai é feita em uma lenda que data por volta da Dinastia Han, entre 206 AC e 220 DC, ou seja, a mais de 2000 anos atrás. De acordo com a lenda, Fei Jiang Feng da Dinastia Han possuía o poder mágico de reduzir a Terra, miniaturizando montanhas e rios, árvores, pássaros e feras, casas, barcos, carruagens e seres humanos os quais eram colocados em uma espécie de vaso. Levando em consideração as crenças místicas da época, podemos concluir que provavelmente Feng não era nenhum feiticeiro ou algo parecido, ele poderia ser um artista de Penjing (palavra chinesa que significa "paisagem em uma bandeja").

Por volta da época da Dinastia T'sin(265-420 DC), a arte do Penjing passou a ser descrita em registros escritos e novas referências continuam a ser encontradas nos registros escritos da Dinastia Tang(618-906 DC). Acredita-se que o mais antigo registro em pintura também data dessa época.

No Japão...

Provavelmente, o Bonsai chegou ao Japão devido ao Budismo e, apesar dos primeiros registros sobre o Bonsai no Japão datarem por volta do século XIII, acredita-se que o Bonsai chegou a esse país por volta do século XI, ou seja, há 1000 anos atrás, pois os registros do século XIII já ilustram o Bonsai como uma arte muito disciplinada.

Com o passar do tempo, a arte adquiriu as características que possui atualmente. Na China, a técnica utilizada era a coleta de plantas naturalmente miniaturizadas, principalmente em locais montanhosos, e replantá-las em vasos. Foi no Japão que se criaram as técnicas para se fazer com que mudas comuns, passassem a ter o aspecto de árvores velhas com a utilização de ferramentas apropriadas para poda, modelação dos galhos, etc.

Outras Histórias 

Existem, porém, outras hipóteses a respeito do surgimento do Bonsai. Uma delas diz que o bonsai surgiu devido a invasão da China pelos povos Bárbaros. Pois, como muitos pessoas fugiam e se deslocavam para outros lugares, havia a necessidade de trazer um "pedaço", como lembrança, das terras onde moravam. Outros ainda dizem que o Bonsai surgiu na Índia e foi trazido para a China e o Japão com o Budismo. 

História do Bonsai no Brasil 

No início do século XX, quando ocorria as primeiras emigrações japonesas para Brasil, provavelmente, os japoneses trouxeram consigo os primeiros bonsai e as técnicas para fazê-los. Começava, a partir desse momento, a história do Bonsai no Brasil.
Durante muitos anos a arte, praticamente, permaneceu restrita aos japoneses e seus descendentes. Após a algum tempo, começaram a ser vendidos alguns exemplares na Feira do Bairro da Liberdade em São Paulo. Começava então a popularização do Bonsai que foi intensificada pela influência norte americana. Nos Estados Unidos o bonsai se popularizou um pouco mais cedo. 
A chegada ao Brasil dos filmes Karatê Kid, que faziam uma verdadeira apologia à arte e foram reprisados várias vezes na televisão, serviu como uma grande forma de divulgação. Deste modo a arte do Bonsai cresceu e hoje temos diversas associações e, inclusive, um encontro nacional todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário