sábado, 22 de outubro de 2011

Projeto nº 14 - Eugenia

Amigos,

Trago à apresentação um dos projetos cuja muda adquiri especialmente para os trabalhos da primeira oficina do nosso Bonsai Clube de Juiz de Fora.

Desde que comecei a me dedicar à arte do bonsai, a Eugenia sprengelli sempre foi uma das espécies que eu sempre encontrei nas florálias como opção de trabalho. É uma planta da família das mirtáceas, e algumas de suas espécies recebem o nome de araça no Brasil. Este grupo está distribuido pelas zonas tropicais de todo o mundo, sendo mais diversificado nas Américas. Alguns autores classificam as espécies do género Syzygium (por exemplo, o cravinho) como Eugenia.

A Eugênica é considerada uma árvore de pequeno porte, de folhagem ornamental, originária do Brasil e abrangendo de 2-4 metros de altura, muito ramificada, compacta, com folhas muito pequenas, lineares e densas.

Suas inflorescências com numerosas flores brancas, pequenas, formadas na primavera, que resultam em vários frutos esféricos, vermelhos, muito concorrido pelos pássaros de diversos tipos. O florescimento é mais intenso em climas moderadamente frios.

É muito cultivado em vasos ou em conjuntos podados com frequência nos jardins e mantida como arbusto globoso, prestando-se para ornamentação topiária. É consideravelmente resistente a geadas fortes

Normalmente estão podadas desta forma para ornamentação pelas florárias

Em meus estudos, descobri que quando procuramos em viveiros a espécie para trabalho com bonsai, devemos procurar uma planta sem forma tão definida. As da foto acima já foram modelas para uso em paisagismo . Se você quiser fazer um bonsai estilo Hokidashi (vassoura), tudo bem , não vai demorar para deixar a forma mais natural e com copas mais definidas, cerca de 2 anos. 

Contudo para outros estilos o melhor é encontrar uma planta com mais patamares de copa, com galhos em diversas posições e alturas. Descobri ainda que a Eugenia é muito utilizada para penjing ou envazamento em conchas e pedras e tive dificuldades para encontrar exemplares em vasos convencionais de bonsais.

Vejam alguns exemplos encontrados na internet:






Tentando explorar um estilo diferente do Vassoura, busquei em Dona Euzebia uma muda de Eugenia bem interessante devido a ramificação do topo do tronco em tres fortes galhos, bem como um desenvolvido tronco principal.




Assim, tentamos remover a ramificação intermediária para promover o envelhecimento do tronco e prolongando o "descascado" com a remoação; bem como fazer um jin no ramo da extrema esquerda, deixando o da direita para uma alternativa de copa no futuro.




A seguir já com a aplicação da cauda sulfocáustica para aprimorar o envelhecimento do tronco. Percebam que um dos ramos transformou-se num Jin, o outro permanece como opção de uma nova copa e redirecionamos toda a copa para a direita. Tentamos criar um estilo livre que batizamos de Estilo Juiz de Fora para Eugênia.


A seguir os trabalhos finalizados nesta oficina. Outras intervenções serão realizadas futuramente até a escolha do vaso definitivo, que no caso, deve ser em concha, conforme a última foto:






Um comentário:

  1. Nossa Bruno que linda aquela primeira foto! Me apaixonei por ela hehehehe
    Ta de parabens pelo trabalho, agora vem a parte mais difícil que é modelar a parte aéra!
    Gostei da escolha do vaso tb.
    Abraço

    ResponderExcluir