quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Apresentação Projeto 21 – Shimpaku 2

Caros amigos,

Sejam bem vindos ! Estamos reiniciando nossas postagens após o recesso de fim de ano....... ainda que de fato, não tenha promovido muitos trabalhos, alguma coisinha deu pra produzir e trazer para compartilhar.

Alguns posts não são tão novos assim, estou devendo apresentar algumas plantas que adquiri ainda no ano passado, e vou começar pelo meu segundo shimpaku.

Aproveitando a oportunidade que o Nilson, nosso amigo de Dona Euzébia, havia trago alguns Shimpakus pra nós e que gostei bastante de trabalhar com essa espécie no projeto 20 (já exposto aqui antes), aproveitei e peguei mais um exemplar antes de passar o verão.

Abaixo algumas imagens de como era a planta:



Após retirar um pouco de terra do recipiente, bem como dar uma limpada na parte interna da planta para entrar mais luz, bem como melhorar a visualização das possibilidades que ela apresentava, seguem imagens:


Confesso que levei muitos dias para chegar a uma conclusão de qual seria o estilo e os primeiro cortes a realizar. Uma coisa era certa, não ousaria como o outro trabalho em shimpaku, apenas pretendia dar a forma principal do tronco para realizar os demais trabalhos de intervenção no próximo inverno, como pede a espécie.

Na primeira das duas fotos acima é possível perceber um movimento sinuoso proporcionado por um dos menores ramos disponíveis, daí estudei muito bem a possibilidade de utilizá-lo e gostei do resultado. Acompanhem o passo a passo do único corte que providenciei para marcar a silhueta.






A seguir as fotos finais do resultado, lembrando que no futuro trabalharei a copa e toda a parte aérea do exemplar, contudo, fiquei muito satisfeito com a conquista do movimento no tronco com apenas um corte, fruto de muito estudo e por que não um pouco de sensibilidade bonsaística, heheheh.





Por ora esse é o trabalho que pode ser feito até o momento. Novas intervenções somente poderão ser providenciadas no próximo inverno, quando aprimorarei melhor a copa, bem como farei o transplante para substrato mais drenante.

Até lá...

3 comentários:

  1. Ótimo trabalho!!!! Espero que tenha feito estacas dos galhos que retirou!!!!! O troco apresente bom movimento, depois pode pensar em um shari onde cortou!!!!!! Belo trabalho!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa poda também Bruno!
    Ficou bonito o movimento que deu nele!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado galera ! Também gostei muito.
    Douglas, fiz as estacas sim. Vamos ver se vingam.

    ResponderExcluir