terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto nº 09 - Bouga de Raiz

Amigos, 

Venho apresentar-lhes uma grata surpresa encontrada no saco de terra que estoco aqui em casa para utilização em vasos médios e pequenos. Ao roçar o saco para conchar terra para secagem, encontrei um pedaço da raiz da bouga que fiz meu primeiro Yamadori no Projeto nº04 - Bougainville.

O que me chamou atenção é que essa raíz estava se prolongando na umidade do saco guardado.





Assim, não pensei duas vezes, plantei-a e vejam como se encontra.







Assim, vou esquecê-la para crescimento mas tendo em vista que há diversos brotos subterraneos e acredito que possa tirar bastante coisa debaixo da terra para explorar no futuro.

Como não passei detalhaes da espécie no post do Projeto nº04, apresento aqui algumas informações complementares e fotos contagiantes.

Ficha técnica:

(colaboração de Macdonald fernandes)
- Nome Científico ou nome latino: Bougainvillea glabra

- Nome comum ou vulgar: Primavera, Bougainville, Boganvilla, Trindade, Bugenvil, Dania, Papel Flor, Santa Rita.

- Família:
- Nyctaginaceae (Nictagináceas).

- Origem:  Brasil.

- A buganvília é uma planta trepadeira que se forma em um tronco com a idade.

- Ela é sempre verde, mas pode agir como uma espécie de folha caduca, se cultivadas em climas mais frios do que o Mediterrâneo.

- Existem variedades com folhas verdes variadas e creme.

- O ornamento desta planta são suas floresque podem ser rosa, roxo, vermelho, amarelo, etc, dependendo da variedade, que rodeia a flor verdadeira, que é minúsculo e sem valor decorativo.

- Luz: Pleno sol para florescer.

- Interior apenas quando a luz é muito intensa, com uma janela com muito sol ou com efeito de estufa, embora seja mais provável a florescer com dificuldade ou não florescer, ela precisa de muita luz para florescer e, como já dissemos, muito intenso.

- Temperaturas:  Ela vem da América do Sul subtropical. Proteger da geada.

- Umidade:  Não pulverizar as folhas ou manter umidade excessiva porque provoca um aumento exagerado do tamanho das folhas e reduz o florescimento e até a perda de flores.  Na verdade, você tem que evitar molhar as flores ao regar, porque se ficarem molhadas, elas vão cair.

- Substrato:  Uma boa mistura de substrato para a Primavera seria 35% de areia grossa ou equivalente% (solo vulcânico, etc) e 65 de substrato orgânico.
- Coloque no fundo do vaso uma camada de pedras e depois outra de cascalho para facilitar a drenagem.

- Irrigação:  Com o calor do verão mergulhe o vaso em água até que apareça bolhas de ar na superfície da água.

- Não se deve regar com tanta freqüência quanto as outras plantas.

- No inverno,  deixe o substrato  secar superficialmente para uma nova rega. Uma boa tecnica é colocar o dedo por cima do substrato e verificar se o dedo está molhado. Se sim suspenda a rega.

- Imediatamente antes da floração para parar a rega por uma semana para promover o desenvolvimento dos botões florais.

- Adubação:  Desde o final da primavera ao fim do verão aduba-se a cada 15 dias com adubo líquido para bonsai, mesmo durante o período de floração.
- No período de descanso de inverno, a Primavera não deve se adubada devido ao estado de dormência de suas raízes.
- Retomar a adubação na primavera, para que começem a vir as primeiras flores.
- Não adube uma planta recém-transplantada, aguarde para que ela cresca e se recupere.

- Nós podemos ajudar a reduzir o tamanho das folhas, com uma boa exposição ao ar livre em pleno sol, com rico suprimento de fósforo de fertilizantes (P) e potássio (K) do que o nitrogênio (N) para desencorajar o desenvolvimento de folhas.

- Poda: – As flores aparecem nas pontas dos ramos, por isso, é aconselhável deixar os brotos crescerem ao longo da estação de crescimento para obter os seus ramos maduros o suficiente para produzir flores em suas pontas.
- Infelizmente, temos que escolher entre ficar com as flores e modelar a forma dos seus galhos.
- Como as folhas são alternadas, devemos considerar o sentido em que vamos podar, então eu sempre podo acima de uma gema que tem uma folha para o exterior do galho ou para a direção desejada.
- A poda drástica tem seu melhor efeito no final do inverno, pouco antes da primavera.
- Embora a poda de galhos possa ser feita em qualquer época do ano, o melhor é após o florescimento, entre a primavera e o verão tardio, encurtando para até 2 ou 3 pares de folhas.

- Aramação: – O posicionamento dos galhos através da aramação é complicado porque os seus galhos se lignificam rapidamente se tornando rígidos e frágeis, por isso a modelagem das buganvílias é o melhor feito por um planejamento da poda nos anos subseqüentes ou o tracionamento.
- O melhor momento para a aramação é na primavera.
- Os galhos semi-lenhosos são os melhores para serem aramados, já os lenhosos são quase impossíveis de se dobrar.
- Se decidirmos aramar galhos jovens, devemos acompanhar atentamente para que os arames não marquem a casca do galho devido a rapidez com que engordam e crescem.
- Os arames não devem ser deixados na árvore mais do que alguns meses (entre 3 e 5).
- A aramação é usada apenas quando outras técnicas de modelagem não produzirem os efeitos desejados.

- Transplante:

- A cada 2 ou 3 anos, no início da primavera. Nos espécimes cultivados em climas tropicais ou subtropicais, podemos aumentar a frequência para transplante para até um ano.

- Nós também podemos transplantar no início do outono, ou antes do aparecimento de novos brotos.

- Entre a poda de galhos e transplante (ou vice-versa) deve ter um intervalo de tempo mínimo para não acumular operações muito agressivas ao mesmo tempo, como três semanas.
- Durante o transplante deve-se limpar qualquer parte de raízes podres e podar galhos indesejados para reduzir a copa.
- Se a poda da raiz é muito grande, é necessário remover as folhas na mesma proporção que as raízes removidas.
- Tenha cuidado para não podar drasticamente as raízes durante o transplante, podar apenas raízes grossas deixando as mais finas.

- É desejável, para proteger a árvore após o transplante pelo menos um mês, colocando-a em um local bem iluminado, evitando a luz solar direta.

- Pragas:

- Pulgões verdes, cochonilhas, mosca branca, a aranha vermelha, etc.

- Doenças:

- O oídio (fungo uma manchas brancas).

- Clorose, causada pela falta de ferro e outros micronutrientes, como manganês e zinco.

- A Bougainvillea é sensível à deficiência de ferro (clorose de ferro), por isso é aconselhável a utilização de tempos em tempos, o ferro quelado com água de irrigação, evite usar o excesso de água com cal, uma vez que impedem a boa absorção de ferro. Uma boa dica também é enterrar um pedaçinho de bombril num canto do vaso que ao se decompor forneça o ferro necessário à planta.

- Multiplicação:

- Estacas lenhosas no inverno. Em climas frios exige calor constante (20 º C) em uma estufa. As raízes aparecem com cerca de 3 meses.

- As estacas moles ou semi-lenhosas, cerca de 10 cm, no início da primavera / verão. Se tudo correr bem, enraizarão em torno de 4 a 6 semanas, embora algumas com aquecimento inferior a 15 ° C serão mais demoradas.

- O uso de hormônios de enraizamento aumentam a porcentagem de estacas enraizadas.

- Alporquia com musgo no final do inverno / início da primavera.

Fotos:





4 comentários:

  1. Muito bom o post Bruno!
    Parabens pela estaca que vingou!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafa!
    Temos que tentar coisas novas e venho percebendo que a cada intervenção em nossas plantas, novas ideias podem surgir para reaproveitar muito recurso.

    ResponderExcluir
  3. plantei ela por estaquia, nasceu um folhinha bem pequena, essa folha cresceu um pouquinho, mas continua com meio cm, quanto tempo demorou pra crescer mais folhas no seu, vc lembra? Demora mesmo a crescer a folhinha?
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela nem vingou. Morreu logo. Descobri ainda que não se tratava de uma bouga, apenas erva daninha...

      Excluir