sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto nº 12 - Azaleia

Prezados amigos,

Apresento hoje o meu mais novo xodó: uma Azaléia. Em várias pesquisas encontrei exemplares lindíssimos dessa belíssima planta. Tenho essa muda há algumas semanas e precisava tomar alguma ação pois sua terra estava compactando e a primavera chegando. 

Aproveito e já mostro uma intervenção feita agora há pouco, juntamente com o reenvase para escorredor do eu ligustro e do acer, mas estes são assunto para outro post.

Abaixo algumas fotos dela e informações gerais sobre a espécie:

A Azaleia quando comprei no Horto Municipal

Bem saudável e com bastante floração.

Após muita pesquisa sobre a planta, uma coisa era certa, aproveitar a época e passa-la para o escorredor e mamadeira para engorda do tronco, contudo, também estudei que seria a melhor época para começar com intervenções estruturais.

Vou tentar adotar o estilo cascata que eu adoro e ainda não tinha nenhuma muda que pudesse me proporcionar essa satisfação, conforme modelo de estilo abaixo:



A seguir minha tentativa após intervenções desta noite. Desculpem as fotos, mas com as próximas atualizações prometo compensar.


A seguir a ficha técnica da espécie:

Nome Popular: Azaléia

Nome Científico: Rhododendron

Origem: Ásia

Ambiente: Durante a época de crescimento, as azaléias precisam de proteção (sombra) durante as horas mais quentes do dia (das 10:00 às 16:00). Suportam bem o vento, apenas sendo necessário regá-las com mais freqüência. Uma elevada umidade do ar é bastante conveniente. Pode ser um belo bonsai de interior, desde que não fique em locais muito escuros e fechados.

Características: É um arbusto denso, podendo chegar até 1,50m de altura, com folhagem perene e semi-perene, verde-escura. As flores são relativamente grandes e possuem diversas colorações. Cresce de forma lenta e regular. Devido a inumerável quantidade de variedades e espécies híbridas, torna-se difícil a correta denominação das distintas espécies. Para bonsai, devemos evitar variedades com flores muito grandes, as quais são mais sensíveis que as variedades com flores simples e pequenas que ficam mais proporcionais, mas isso não é uma regra, apenas um conselho.

Adubação: Adubo orgânico pouco concentrado na primavera e no outono. Não adube durante a floração. As azaléias gostam muito de adubos ricos em fósforo. Ex.: NPK 4-12-4. Um adubo riquíssimo em fósforo é a farinha de osso.

Rega: As raízes secam rápido, e isso é fatal para a planta. Regue com freqüência durante todo o ano, menos durante geadas e nunca deixe o solo encharcado.

Poda: Os brotos devem ser podados durante toda época de crescimento até o final do verão, quando começam a aparecer os botões florais. As azaléias têm uma impressionante capacidade de regeneração. Procure sempre fazer uma poda nos galhos muito densos, melhorando assim a aeração da planta, e também permitindo que o sol atinja as partes internas da mesma. A azaléia é uma das poucas plantas que tem o crescimento mais vigoroso nos galhos inferiores, devendo então podados mais freqüentemente.

Solo: As azaléias são plantas de solo ácido, exigentes em ferro. O solo deve conter bastante matéria orgânica (pó de xaxim, casca de pinheiro ralada, matéria orgânica curtida etc.) É bom lembrar que toda a matéria orgânica deve ser curtida por no mínimo 6 meses, pois os gases tóxicos que se formam nos 6 primeiros meses são prejudiciais à planta. Após curtida deve ser secada ao sol por alguns dias. Para compor o substrato, pode-se utilizar a seguinte combinação: 30% de terra boa + 40% de matéria orgânica + 30% de areia grossa ou pedrisco (para facilitar a drenagem).

Limpeza: Elimine o excesso de botões florais e depois da floração, remova as flores murchas, bem como todos os brotos do tronco. Mantenha sempre o solo limpo.

Transplante: A cada dois anos e, no caso de exemplares mais jovens, todos os anos (sempre depois da floração). Corte 1/3 das raízes. Depois do transplante, espere no mínimo 3 semanas para podar.

Aramação: Da primavera até o outono, sem restrições.

Dicas:

  • Os galhos da azaléa se rompem com facilidade, então, para endurecê-los antes da aramação, é aconselhável não regá-la um dia antes.
  • Evite molhar as flores para que permaneçam belas.
  • As azaléas não costumam ser cultivadas em vasos rasos.
  • Uma vez a cada 6 meses é bom enterrar um pedaço bem pequeno de palha de aço, em algum canto do vaso. Ao se decompor irá liberar o ferro, elemento primordial para a azaléia.
A seguir dica do Mestre Hidaka:

3 comentários:

  1. Muito bom trabalho, mantenha a terra sempre úmida,monte a mamadeira de uma vez, isso acelera o crescimento do nebari,gostei do estilo que adotou,também sou fã desse estilo, você teve uma visão legal do que a planta podia te oferecer!!! As minhas coloquei no escorredor e montei a mamadeira antes das raízes ficarem expostas,tem 40 dias que fiz isso e as raízes já começam a apontar para fora do escorredor. Grande abraço e parabéns pelo trabalho. Agora temos que marcar uma oficina de todos no grupo!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito legal ein Bruno!
    também sou fã do estilo cascata ainda quero ter uns bons exemplares nesse estilo.tomara que você obtenha sucesso.

    abração

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos. Também sou louco pelo estilo e pretendo fazer outros.

    Douglas, nessa semana to meio enrolado, mas já consegui mudas para nossa oficina. Combinamos lá no FB, ok ?

    Abs

    ResponderExcluir