terça-feira, 23 de outubro de 2012

Primeira estilização no Shimpaku 2 - Projeto 21

Prezados, boa noite.

Depois de ter perdido meu primeiro shimpaku após v´rias intervenções simultâneas fora de época, tive muito cuidado para começar a trabalhar meu outro exemplar desta espécie. Neste post (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/12/projeto-n-21-shimpaku-2.html) demonstro uma primeira intervenção no verão passado e por prudencia não botei mais a mão na planta.

Como ela parece ter respondido bem, ainda que bem lenta, como é natural da espécie, aproveitei essa primavera para dar continuidade à estilização do exemplar.

Abaixo fotos:


Abaixo fotos após realizar uma pinçagem para reduzir a massa verde



Após a primeira intervenção no galho à esquerda para inicio da criação da copa superior. Deixei uma "ponteira" para avaliar no futuro a criação de um Jin.


Acima fotos após aramar a primeira copa e após trabalhar o outro galho mais a direita com uma poda de limpeza bem como aramação para no futuro obter uma segunda copa num nível mais abaixo.

Resultado final do trabalho deste final de semana, indicando em vermelho o que preciso decidir até o ano que vem. Fazer ou não um Jin na ponteira a esquerda e ao fundo um raminho que ainda não sei se mantenho ou não, mas isso é assunto para o próximo ano.


2 comentários:

  1. Muito bom Bruno! gostei da visão! Ali encaixa bem um jin e onde tem a interrogação pode ser uma copa também, eliminando o galho de cima (daqui a um bom tempo) e engordando a parte de baixo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafa! O Jin acho que é unânime, mas cnfesso que ainda tenho boas dúvidas quando aquele galhinho lá de trás. vou mante-lo e por ser bem novo, esperar pra ver depois mesmo...Abs

    ResponderExcluir