sábado, 18 de agosto de 2012

Atualizando projetos 16, 17 e 19 - Kaizuka, Tuia Cascata e Bouga Salmão

Amigos e curiosos, boa tarde.

Todo o tempo sem postagem neste blog vem se refletindo a minha falta de tempo para ficar cutucando minhas plantas em busca de algo para trabalhar, além da adubação; mas na verdade o período outono/inverno não deixa mesmo com que nos dedicamos a todas as atividades envolvidas no cultivo do Bonsai.

Ainda estou bem atrasado com a preparação dos substratos para os próximos transplantes, bem como para minha primeira tentativa na feitura de vaso de cimento, mas trago a retirada dos arames de três plantas muito queridas, cada uma com sua particularidade.

Apresento primeiro a Kaizuka que ficou aramada por 11 meses. Trabalho realizado na primeira oficina do nosso Clube daqui de Juiz de Fora.

Como estava aramada:


 

Após a retirada dos arames fiquei muito satisfeito por ela manter quase intacta as formas propostas. O amigo Douglas vai gostar de saber pois deu bastante trabalho fazer as aramações e trações (Valeu Doug):

 

Naquela oficina, houve um acidente nesta planta e a quebra do tronco num dos movimentos finais de torção. Montamos um curativo com uma boa pasta cicatrizante. Deixei esse curativo até hoje e abaixo posto as fotos da perfeita cicatrização. Quase não é possível perceber, confiram !





Esse é o link para conhecer este e outros trabalhos realizados na nossa oficina: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/10/1-oficina-bonsai-clube-de-juiz-de-fora.html

A seguir, apresento as fotos da Tuia Jacaré que também ficou quase um ano aramada.O trabalho inicial pode ser conferido no link (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/10/projeto-n-17-tuia-jacare-kengai.html) aqui em casa mesmo e estava muito bem até passar por uma praga de aranhiço que matou uma outra Tuia Jacaré que tinha.

Felizmente as aplicações de enxofre parece que salvaram esse exemplar. Em algumas fotos é possível ver as novas brotações no meio das ressacadas e quase mortas agulhas:


 Fotos antes da retirada:



A seguir algumas fotos depois da retirada. O tronco retornou um pouco, mas nada que impeça manter fazer o movimento com mais facilidade depois:

 





Vejam os detalhes das brotações como mencionei anteriormente. Detalhes sobre a praga que a atacou (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/06/encerramento-do-projeto-n-18-tuia.html):






Por fim, trago o resultado da retirada dos arames da Bouga Salmão, que por sua vez, permaneceu menos tempo aramado, mas o suficiente para começar a marcar os galhos.



Abaixo com os arames já retirados, bem como o curativo no meio do tronco devido a retirada de um galho muito grande e mal posicionado que estava comprometendo a forma da planta. 



Essa ferida cicatrizada precisará de um trabalho de polimento mais a frente para aparentar mais naturalidade.

Abaixo alguns brotinhos já aparecendo:




Conheça o trabalho realizado nesta planta pelo link: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/11/projeto-n-19-bouga-salmao.html

Até as próximas e que venha Setembro !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário