quinta-feira, 2 de maio de 2013

Época de adubação

Caros amigos e curiosos,

Com a chegada das estações frias, assim como o Zé Colmeia, as plantas também passam por um período de hibernação, desfazendo-se de suas folhas, flores e frutos, elas poupam energia para sobreviverem a época mais pobre do ano, com pouco sol, água e clima frio extremo.

Sabia mais sobre essa época buscando pela palavra "estações", "outono" e "inverno" em postagens passadas no menu de Tags do lado direito, abaixo do menu de arquivos  =====================>>>>>

Uma das coisas que aprendi nestes anos de estudo, é que esta época, é a ideal para utilizar os adubos, sejam orgânicos ou não. Devido a falta de nutrientes em abundância nos próximos meses, torna-se muito importante, para manter o crescimento das plantas, bem como deixá-las o mais saudável possível para a primavera, a utilização dos adubos certos e na medida ideal.

Graças ao feriado de ontem, além de remover todos os arames que estavam moldando algumas plantas, consegui renovar a adubação das mesmas, seguindo um de meus calendários de cultivo. 

A seguir a indicação dos adubos que utilizei e medida vai conforme indicação do fabricante:

Esterco de Galinha - Azaleia

Farinha de Osso - Acer Tridente

Torta de Mamona - Cerejeira do Norte, Cipreste Italiano, Ficus Benjamina, Tuia Jacaré, Shimpaku, Kaizuka, Ligustro, Pitangueira, Bougainvillea, Romanzeira, Tuia e Ulmus.

Até Agosto serão 04 meses de clima ameno para frio em que estarei trazendo a programação de adubação que utilizo e dando resultados, também registros fotográficos.

Abraços e até a próxima,


4 comentários:

  1. Muito bom!!! Bruno. Quero acompanhar esta parte da abudação. Valeu. Um abraço. :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Weverton!
    A audiência dos amigos é fundamental para compartilhar.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tenho usado osmocote 15-09-12 com micronutrientes e tenho obtido resultados excelentes também camarada,já fez uso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Romulo. Também tenho osmocote e faço seu uso, mas como são de longa duração, costumo revezar com adubos orgânicos, como é o caso. Parece que complementa bem as necessidades das plantas.

      Excluir