sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto nº 01 - Buxinho

Hoje vou interromper um pouco minhas postagens sobre conceitos do bonsai, para mostrar meu primeiro projeto. Voltarei a me dedicar em promover algumas tecnicas e orientações, mas não consegui resistir começar a postar meus trabalhos, ainda que incompletos.

Escolhi o buxinho após alguns estudos e me convenci de que seria uma boa planta para "castigar" com minha inexperiência, sendo ainda importante, que ela sobrevivesse com pouco acesso direto de luz num apartamento que morava à época. Rodei algumas foriculturas e viveiros aqui em Juiz de Fora a procura de uma muda que facilitasse minha decisão quanto ao estilo.

Ainda voltarei nesse assunto, mas aqui em Juiz de Fora é muito carente de plantas com qualidade e variedade suficiente para trabalhar a técnica, então não tive muita escolha.

Buxinho virgem como muda

Para a escolha, observei bem a composição do tronco e dos primeiros galhos, imaginando quais estilos seriam possíveis de trabalhar e conclui que o Moyogi seria interessante.



Assim, no auge da minha inexperiência e com toda a ansiedade QUE NÃO DEVE PROSPERAR quando se tenta trabalhar com o Bonsai, providenciei muitas intervenções no buxus no dia seguinte à aquisição: troca de envasamento, poda radical das raízes, troca de substrato, poda área e aramação. Todas as técnicas que eu tinha conhecido em meus estudos eu fiz num dia só.

O resultado foi um monstrinho que ficava pulando de janela em janela no antigo apartamento para conseguir um pouco de sol. A partir daí iniciei um bom período de orações e torcida para que ela sobrevivesse, só isso já estaria muito satisfeito.

Até pasta de dente utilizei como cicatrizante

Detalhe da aramação


Alguns meses depois veio a resposta do buxinho, estava se recuperando bem, inclusive apresentando um robusta nova folhagem nas extremidades dos ramos. Nesse momento, me senti prosperando, estava tudo caminhando bem para alcance do objetivo no estilo.


Seu crescimento foi tão bom que troquei a aramação pois ela também engordou

 Estava tudo indo bem durante o inverno e outono, ela perdeu suas folhas, tal como minha outra planta, uma figueira, e fiquei ansioso pela entrada da primavera. Segui a risco os guias para a espécie e ao entrar a primavera tirei a aramação e adubei com Osmocote, torta de mamona e farinha de osso, contudo, a mesma não correspondeu e estagnou.


Com sinais de que houve compactação do substrato e possível morte das raízes, os colegas do forum do Atelier do Bonsai confirmaram a morte da minha primeira experiência.

Porém, não desisti dele ainda. Estou tentando uma tecnica chamada Mamadeira (ainda vou postar sobre ela) para tentar ressucitar minha primogênita. Está nela há uma semana e vamos esperar o que vai acontecer, afinal, as nove regras do bonsai são: paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciênciae paciência.


Preparação do novo substrato mais drenoso

Retirada do antigo vaso e limpeza do substrato velho. Realmente estava compactado. As raízes não respiravam.

Já realocado na mamadeira

Detalhe do escorredor e bacia

Enfim, em breve estarei atualizando (se Deus quiser) a evolução do menino.

Até a próxima !

4 comentários:

  1. Uma dica
    Buxinho "NUNCA" faça desfolha, ele é meio sistematico sem folhas ele morre mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica Leandro, mas fiz desfolha apenas na Jabuticabeira. O buxinho ficou desfolhado normalmente após o inverno.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, achei este post no Google, pois pesquiso como salvar minha jabuticabeira que se encontra na mesma situação.

    A coitadinha sofreu muito no penúltimo inverno aqui em SP e desfolhou praticamente completamente, depois disso nunca foi a mesma. As folhas estão sempre amareladas e não param na planta.

    Vi que o post foi em 2011. Qual foi o resultado obtido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, essa planta minha já era. As raízes apodreceram e não foi possível salvá-la, infelizmente. Acredito que atuei tarde demais na mesma.
      Sofri também com uma jabuticabeira que quis separar algumas raízes, mas como fiz as intervenções sem proteger muito as raizes, hidratando e na sombre, não duraram muito.

      Excluir