sábado, 5 de março de 2011

Meu viveiro

Caros amigos e curiosos,

Nos últimos posts apresentei minha família de plantas, que venho praticando minha iniciação no bonsai e hoje vou mostrar a conclusão de um trabalho também realizado no último final de semana, que foi a melhor organização das mudas.

Um dia espero poder gozar de uma ampla área com toda a estrutura necessária para trabalhar o bonsai em varias especies com usas diferentes necessidades, contudo, no momento, o que posso fazer é melhorar a acomodação das minhas crias.


Como tenho poucas plantas, no início improvisei-as cada uma de uma forma como mostra as imagens abaixo:



Não havia praticidade, pois estavam cada uma numa altura nem harmonia na apresentação. Contudo, há alguns dias consegui dois tablados de madeira em medida muito interessante e fiz um teste de realocação que me agradou por enquanto, e com a separação das jabuticabeiras foi necessário ampliar o espaço:
:




 No momento é isso que tenha a compartilhar com os colegas, é simples mas é limpinho...hehehehe. Em breve farei novos ajustes pois estou em busca de novos projetos e mudas.

Abs

5 comentários:

  1. Olá, Burno, como vai? Sou novo na área de Bonsai. Comprei uma muda de azaleia de 01 ano, o rapaz que me vendeu, me indicou a colocá-lo no escorredor com areia lavada de construção, assim, ela iria se desenvolver mais rápido. Eu fiz o que ele me indicou, mas estou com uma preocupação, toda vez que eu rego a planta, sai areia pelos buracos do escorredor. Isto é comum? Como vi as fotos dos teus escorredores, gostaria de uma ajuda. Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Weverton, blz?

    Bom receber mais um iniciante como eu por aqui. Seja bem vindo e aproveite tudo o que puder e contribua com meu blog sempre que possível. Ficarei muito grato.

    A perda de areia é comum sim, se a areia é mais fina, perde-se mais, do contrário nem tanto.

    O ideal é manter o escorredor na mamadeira, pois além do estimulo ao crescimento das raízes por um substrato adubado numa bacia que acondicione o escorredor, retem um pouco da perda de areia e água.

    Espero poder ter ajudado.

    Visite também nosso clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/bonsaiclubedejuizdefora/

    Abs

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno, gosto muito desta arte do Bonsai, fico fascinado quando vejo bonsais de Azaleia, acho lindo. Estarei, então, colocando o escorredor na mamadeira. Mais uma pergunta porque eu achei interessante o que vi. Estava passando em frente a um quiosque de Bonsai e vi o profissional colocando mudas de plantas na areia, só que ao invés de ser no escorredor, era em garrafa PET, com furinhos na parte da inferior da garrafa. Gostaria de saber se a função era a mesma do escorredor? Obrigado mais uma vez. Estarei me adicionando no teu grupo no Facebook. Abraços.

      Excluir
  3. Entendo a principio que a função é a mesma, proporcionar drenagem e saída para as raízes chegarem no substrato preparado da mamadeira. Contudo, como o escorredor possui inúmeros orifícios, acredito que potencializa a funcionalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também entendi desta forma. Só a carater de esclarecimento mesmo. Muito obrigado. E obrigado mais uma vez pela caloroso recepção na comunidade do FB. Abraços.

      Excluir