domingo, 23 de outubro de 2011

Projeto nº 15 - Tuia Nana

Caros amigos,

Apresento o segundo trabalho desenvolvido na 1ª Oficina do Bonsai Clube de Juiz de Fora, uma Tuia Nana, também adquirida na cidade de Dona Euzebia (Post da visita), uma vez a dificuldade de encontrar determinadas espécies aqui em Juiz de Fora.


A Tuia é um tipo de coníferas sendo uma classificação dos vegetais, principalmente de árvores e arbustos, que tem como característica principal de não produzirem polpa em seus frutos. Suas folhas são persistentes (não caem no inverno) e tem a forma de agulhas finas e compridas, excetuando as famílias das Cupressácea e algumas Podocarpáceas que tem folhas em forma de escama. Apesar de seu número ser pequeno no reino vegetal, elas detém alguns recordes: São as árvores mais longevas, as mais altas, as que tem os troncos mais grossos, as que suportam os climas frios mais rigorosos. Estão presentes em regiões tropicais e temperadas do planeta. Entre as coníferas as que nos interessa mais para o uso no bonsai são: Pinheiros, Ciprestes, Juníperus, Cedros e Tuias.



Tuia na Natureza

Pode chegar até 60 metros de altura. A espécie mais comum para bonsai é o Chamaecyparis obtusa, devido suas folhas em escamas. O verde intenso e a rugosidade de seu tronco fornecem aparência de envelhecimento provocando uma sensação de maior idade para o bonsai. Uma variedade muito usada pra o bonsai é o que leva nome popular de "Tuia Pavão" ( Chamaecyparis obtusa "nana aurea" ).Como bonsai deve ser cultivado somente exemplares com idade superior a 5 anos, quando já estão estabilizados e prontos para receberem muito sol. Com idades menores aconselha-se vasos profundos e 3 horas de insolação direta.


Abaixo alguns belos exemplares já como Bonsai e minha muda como quando comprei:







Apesar desta muda não apresentar muitas opções de estilo, no momento só vejo o Vassoura, o desenvolvimento do tronco em seu diâmetro e ramificações me chamaram a atenção. Ela possui 4 (quatro) troncos bem similares.


Estilo Vassoura



Reduzimos a altura da terra para conhecermos a origem dos 4 troncos, o que a principio, imaginamos serem mais plantas que se uniram, e se assim fosse, tentaríamos separa-las, mas não foi o caso.


E ainda, tendo em vista a grande quantidade de agulhas queimadas e podres no interior da grande copa da planta, resolvi apenas providenciar uma limpeza e diminuir um pouco a altura da copa para num outro momento, aramar os principais ramos para desenhar o estilo vassoura.


Por ora, a Tuia se vê desta forma:




3 comentários:

  1. Bruno, vi um exemplar dessa espécie esses dias na natureza e axo que sertia uma boa inspiração pro seu!
    É basicamente fazer uma copa conica, estilo "árvore de natal"
    Axo que ficaria bom, só definir melhor a base da copa!
    Vou acompanahndo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pô Rafa, é uma boa ideia mesmo, vou pensar nisso, pois não é de hoje que quero fazer um Bonsai de Natal pra minha sala, saca ?

    ResponderExcluir