sábado, 25 de fevereiro de 2012

COMO VOCÊ SABE QUE É UM BONSAÍSTA?

Amigos,

Encontrei esse belíssimo texto em um tópico do Fórum do Atelier do Bonsai criado pelo nobre Elio da APB-Associação Paranaense de Bonsai, e não pensei duas vezes em trazer para compartilhar com os amigos.

Ao mesmo tempo que fiquei eufórico em descobrir em mim sintomas que o autor qualifica um bonsaísta, também sei que nada mais do que muita dedicação e resultados é que, de fato, me gabaritarão para tal adjetivo.

Portanto, continuo com os estudos e trazendo tudo para conhecimento de vcs.

Bonsai: aprecie sem moderação.

=================================================================

COMO VOCÊ SABE QUE É UM BONSAÍSTA? 
por Arq. Leo Pichardo
traduzido por Enrique Castano
Tradução corrigida por: ElioNowacki

Eu sou um Bonsaista? Costumamos refletir sobre esta questão, e muitas vezes hesitamos em dar uma resposta honesta. No entanto, a realidade é muito simples de definir se somos bonsaista ou não. 

Para ajudar com esta definição citarei algumas atitudes que são comuns entre bonsaistas e você pode tirar suas próprias conclusões e aceitar se for um. 

Você sabe que você é um bonsaista quando não é difícil de se levantar antes do nascer do sol. Você vagueia, caminha por seis horas no campo com vários quilos de equipamento nas costas, e quando chega em casa ainda tem força para plantar o que você recolheu. 

Você começa a ver bonsai em todas as plantas com formas estranhas, quando você anda pela rua, em vez de olhar para a frente você olha para todas as árvores, você se ajoelha para ver apenas o tronco. Você não pode passar por um viveiro, sem parar para ver as mesmas plantas, vasos e fertilizantes que você já sabe que estão lá, e se você parar na livraria você não olha para os livros de sua profissão, mas você procura livros e revistas sobre bonsai em vez disso. 

Você se torna um designer da natureza, e você cria seu próprio jardim para o bonsai e começa a odiar as pessoas que quando vêem seus bonsai e dizem "e que a erva daninha." As mesmas pessoas não entendem que você economiza dinheiro por algum tempo e assim poder comprar um alicate côncavo. Eles também não entendem como este alicate torna-se parte de sua vida diária. 

Você começa a programar as suas férias com base no potencial de re-coleta dos lugares que você já tenha sido, e começa a negociar com o seu parceiro de ir lá em um determinado período de tempo. No final, quando você sai com a família, você vem com o carro cheio de pedras, plantas e sementes. 

Você percebe que tem amigos de seus amigos de infância e bonsai. Seus amigos de outros olham para você de forma estranha quando você fala sobre plantas, viveiros ou de rega. 

Você viaja por diversas vezes, centenas de quilômetros, apenas para recolher uma determinada árvore "que será necessária", e então você viaja mais apenas para encontrar uma melhor. Antes de cada viagem, enquanto você dorme, você começa a enumerar em sua mente todas as ferramentas e equipamentos que você tem que levar no dia seguinte para a coleta. 

De vez em quando você anda 100 metros e depois mais 200 e 200 mais e você faz isso para o resto da tarde sem renunciar ao fato de que não há nada a recolher nessa área. 
As árvores param de ter um nome comum, e agora você só as chama pelo seu nome científico É também salvar cada rocha que você pode utilizar para complementar o seu bonsai. 

Você percebe que sua vida social começa a perder seu apelo, e se há lua cheia, você preferiria estar em seu jardim. Você não quer que as pessoas falem com você quando você está trabalhando em seu bonsai, mas quando você termina, chama toda a família para vê-lo. 
Outras razões que você sabe se você é um bonsaista é que seus amigos e familiares apenas podem captar a sua atenção quando dizem a palavra “bonsai”. E então você percebe que tem mais fotos das suas árvores do que de seus próprios filhos (Shhh, isso é um segredo). 

De repente todos que você conhece lhe pedem para ajudá-los com seu jardim, ou eles querem saber o que fazer com uma orquídea que está morrendo, ou enviar-lhe um bonsai morto para que possa salvá-lo! "Por favor, eu sou apenas um bonsaista! Não faço milagres! 
Às vezes você acha que depois de uma poupança e compra desse vaso que você queria, uma semana mais tarde você encontrará algumas marcas mais em outra loja. 

Seu maior sonho é ganhar na loteria para que você possa viajar para o Japão. Você olha para o filme "Karate Kid" e deixa nas partes que mostram bonsai, assim você pode analisá-los. Você pode colar fotos de bonsai em todo o seu escritório e ... bem a lista pode continuar, mas não se assuste. Não pense que você é louco, melhor ainda, acho que você é um bonsaista e esta é a nossa paixão.

6 comentários:

  1. Excelente texto, fiquei muuito feliz por ter a oportunidade de ler e realmente ter todos os sintomas descritos no texto!!!! Hoje mesmo pela manhã saí a caça de Yamadoris!!!!!
    Parabéns por esse Post Bruno!!!!!!
    Grande abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Douglas! Os sintomas são sempre os mesmos.
    Esse post foi um achado

    ResponderExcluir
  3. Dei risada enquanto lia, apesar de eu ser um iniciante (5 anos)na arte do bonsai, andar na rua e ficar olhando todas as plantas é meu sintoma mais forte rsrsr... Abraço e obrigado por compartilhar isso. Parabéns pelo seu belo trabalho! Descobri esse maravilhoso site através de um amigo no facebook: Sergio Luis da Silva. Abraço Bruno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo, obrigado pelo apoio.
      Realmente o texto é curioso e muito verdadeiro. Por isso o trouxe para este espaço de aprendizado.
      Sinta-se a vontade para acompanhar e contribuir e, a propósito, também estamos no Face, me procure por lá.
      Abs

      Excluir
  4. jÁ LI RELI E VOLTAREI A LER SEMPRE QUE TIVER VONTADE,SOU ASSIM E É IMPOSSIVEL SER DE OUTRA FÓRMA E NEM QUERO.ABRAÇOS BRUNO SEU BLOG É 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Esse material realmente é revigorante e único ! Abs

      Excluir