domingo, 6 de maio de 2012

Ambientalização - Tokonoma


Quando olhamos os belos livros de arquitetura e decoração japoneses, as casas tradicionais, e diversos materiais de pesquisa sobre a cultura e cultivo do Bonsai, vemos invariavelmente, em destaque um ambiente artístico muito de muito encanto e harmonia para ambientalizar determinado interior.

Isso me chamou muito a atenção e a partir desta postagem, estarei trazendo o resultado de algumas pesquisas e estudos sobre este aspecto, as vezes decorativo, as vezes religioso da cultura oriental e do Bonsai.

O TOKONOMA
Como uma característica do Shoin-zukuri (estilo arquitetônico), no período Kamakura (1192-1333), o tokonoma foi desenvolvido a partir do Butsudan (o altar privado) no budismo. 

Durante o período Muromachi (1392-1573) e os períodos de Azuchi-Momoyama (1573-1603), tornou-se um recurso padrão com uma finalidade meramente decorativa, perdendo um pouco do seu carater mistico/religioso. 


Definindo a palavra TOKONOMA, temos que "Toko" significa literalmente "piso" ou "cama"; 'ma' significa "espaço" ou "quarto". 




Faz parte do tokonoma o fukurotodana (pequeno armário para guardar utensílios da cerimônia do chá). Este ambiente deve transmitir a integração de 3 elementos de maneira mais profunda. Chamado também de Oshiita, este ambiente é embutido na parede com cerca 4 metros quadrados, a 10 cm do chão, e com um mínimo de 60 cm de profundidade. É tradicional a exposição de um pergaminho em escrita tradicional, contendo em transcrições de sutras – ensinamentos das divindades, provérbios ou pensamentos de grandes mestres.


Mas também é possível encontrar variações destas medidas, talvez pela mudança na interpretação de constituição deste ambiente, como dito anteriormente, perdeu o caráter religioso e também pode ter perdido toda a métrica estética da época. Mas enfim, são ambientes maravilhosos.


Quando sentar os convidados em uma sala em estilo japonês, a etiqueta correta é do lugar do convidado mais importante com a sua volta de frente para o tokonoma. Isto é devido à modéstia; o anfitrião não deve ser visto para mostrar o conteúdo do tokonoma ao hóspede, e, portanto, é necessário para não apontar o convidado para o tokonoma. 

Pisar dentro dele é estritamente proibido, exceto para alterar a exibição ou os objetos expostos, mas há toda uma etiqueta estrita para fazê-lo corretamente e ela deve ser seguida. 

O pilar de um lado do tokonoma é geralmente feito de madeira, especialmente preparado para o efeito. Ela pode variar de um tronco aparentemente cru com a casca ainda ligada, a um pedaço quadrado de madeira muito reta. 


É costume mudar a arte apresentada no Tokonoma, alternando-a conforme as estações do ano, ou para escolhê-la para um convidado específico.
O tokonoma é uma das belezas da arquitetura/cultura japonesa, e mostra o espírito japonês de wabi (sabor sutil) e sabi (simplicidade elegante).

A INTEGRAÇÃO DA MENTE COM A NATUREZA:

Um espaço onde a mente pode repousar e observar as belezas naturais que nos são dadas por Deus – tokonoma – deve transmitir a paz como se observássemos um jardim, uma paisagem em miniatura. Quando colocamos um bonsai no tokonoma ou trazemos flores de nosso jardim para dentro da nossa casa,  é um momento em que podemos olhar com introspecção e nos afastarmos dos problemas dos dias modernos.


Kachofugetsu (A beleza nos elementos  da natureza)

Homem- Representado pela essência humana encontrada nas manifestações artísticas.

Terra- A grandiosidade ou simplicidade da natureza. Isto pode estar representado em um suiseki –  pedra com todas as características de uma montanha, ilha, escarpa, vale ou de algum animal ou objeto ligado à vida do homem.

Céu- A espiritualidade interior do homem e a conexão com o divino é expressada em um poema ou no pensamento de um grande mestre ou filósofo. É também usada uma paisagem minimalista japonesa chamada kakemono. Esta gravura pode ser monocromática e representar pássaros , flores, lagos com carpas ou o ambiente natural onde uma árvore vive nas montanhas. A pintura monocromática japonesa recebe o nome de suiboku ga, e um dos artistas que melhor representou esta arte foi o samurai Myamoto Musashi.

Trabalho de Edson Mori em sua clínica odontológica em MS.
Abaixo o detalhe para a interação de animais e natureza.


Para compreender melhor todos estes termos japoneses, apresento alguns conceitos sobre os elementos que habitualmente são utilizados para a composição de um tokonoma com Bonsai.

Kusamono:
Um elemento de grande simplicidade e beleza é fundamental na apresentação dos bonsais no tokonoma, é o kusanomo. Estas ervas, flores, plantas rasteiras e até musgos são plantadas em pequenos vasos, em pedras com cavidades e em madeiras mortas.







Sua função na apresentação do bonsai é transmitir ao observador a beleza de uma vegetação que está no ambiente das grandes árvores na natureza.

Kakemono

O Kakemono é uma verdadeira expressão da arte e faz parte da decoração ornamental de uma casa japonesa.



O Kakemono geralmente tem o formato vertical, feito totalmente de maneira artesanal, com papel de seda ou tecido e emoldurada com papel brocado. Seu conteúdo pode conter uma figura (animais, flores, paisagens, personagens da cultura japonesa ou do folclore japonês) ou então uma caligrafia como um provérbio ou uma poesia. Todos possuem uma expressão artística, independente do seu valor. São realmente magníficos!


O kakemono foi introduzido no Japão durante o período Heian  (794 – 1192), principalmente para a exibição de budistas imagens para veneração religiosa, ou como um veículo para mostrar a caligrafia ou a poesia . A partir do período Muromachi  (1603 – 1868), paisagens , flores e pinturas de pássaros, retrato , e a poesia tornou-se a temas favoritos.

Desde o final do século 20, pendurando pergaminhos de anime e mangá, bem como personagens de filmes de kung fu estrelas são populares na América do Norte .
Se a largura é menor do que a altura, ele é chamado um trabalho vertical (tatemono), se a largura é maior que a altura, ele é chamado de horizontal trabalho (yokomono).



BONSAI e o TOKONOMA
Existem três diagramações básicas dos elementos do tokonoma quando o bonsaista quer expor a sua árvore. A maior diferença está na triangulação usando o kakemono e o kusamono.

SHIN:
1- O kakemono é centralizado no tokonoma e sua base deve estar  mínimo à 40 cm da linha do chão do tokonoma.
2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.
3- No Japão são usadas as coníferas, mas outras árvores de folhas compactas podem ser utilizadas.
4- O bonsai deve ter um tamanho que possibilite uma boa triangulação assimétrica em relação ao kakemono e o kusanomo.
5- São usados kakemonos tradicionais com sutras , provérbios e pensamentos de grandes mestres.
6- Os estilos mais aconselhados são os clássicos, principalmente o Chokan.
7- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira de lei entalhada a mão.






GYO:
1- O kakemono pode estar deslocado à esquerda ou à direita para permitir a triângulação com os estilos não clássicos.
2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.
3- Podem seu usadas árvores de todas as espécies, evitando os bonsais de folhas muito grandes.
4- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira ou pedra, transmitindo elegância ao conjunto.
5-Podem ser usados, além dos tradicionais papiros com caligrafia japonesa, kakemonos com paisagens representando o local onde o bonsai estaria na natureza. Podem também serem utilizados Suiboku Ga ,pinturas monocromáticas japonesas).
OBS: Podem ser utilizados os estilos não clássicos, com exceção do literati ou bunjing.




SO:
1- O kakemono pode ser triangulado mais livremente em relação aos outros elementos do tokonoma.
2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.
3- Podem seu usadas árvores de todas as espécies.
4- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira ou pedra, transmitindo elegância ao conjunto.
5- Podem seu usados todos os tipos de representação artística no kakemono.
6- Podem ser usados todos os estilos de bonsai e suiseki.



Como disse anteriormente, podem haver variações na composição dos tokonomas, seja pela época, região ou costumo, assim, apresento dois bons links com outras sugestões e interpretações sobre a métrica para montar um tokonoma:



Por hoje é só. Espero um dia trazer notícias sobre o meu Tokonoma !! Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário