quinta-feira, 3 de maio de 2012

Encerramento do Projeto nº 20 - Shimpaku

Caros amigos e curiosos, boa noite.

É com muito pesar que anuncio o encerramento do meu vigésimo projeto. Na postagem Projeto nº 20 - Juniperus Shimpaku vocês podem conferir o passo a passo de um trabalhos mais ousados que tentei, primeiro por ser uma espécie que desconhecia sua adaptação aqui em Juiz de Fora, segundo por tentar uma forma de aramação com proteção através de borracha e terceiro pelo trabalho de jin em dois galhos baixos.

Ainda não tenho certeza se o que matou a planta foi:

- Excesso de água, ou
- Excesso de sol, ou
- Muitas intervenções simultâneas, ou
- Redução muito brusca da massa verde, ou
- Tudo isso junto.

Pela saúde do meu outro shimpaku, dá pra tentar eliminar algumas hipóteses e a princípio acredito que as intervenções e a redução das agulhas foram as responsáveis, mas somente o tempo e os próximos trabalhos esclarecerão.

Fica o registro de como estava ao fim do trabalho e como ficou após secar completamente:


Em novembro após as intervenções


Já todo seco: De repente !!!!





Um comentário:

  1. Bruno acho que pode ser a soma de tudo que vc falou mesmo. Mas pelas fotos eu apostaria no tipo de trabalho de jin que vc fez. De alguma forma quando fazemos jin abrangendo uma parte do tronco e não somente um galho corremos o risco de interferir no proceso de condução de seiva da planta, isso somada a outras intervenções pode ter sido decisivo na morte da planta.
    Gustavo de mello

    ResponderExcluir