Amigos,
Depois de um final de ano agitado e ausência aqui no blog, passei Janeiro contemplando a recuperação de algumas e o desenvolvimento de outras plantas. Ainda que respeitando seus times, não deixei de exercer alguns ajustes, aproveitando o verão (que dá pra mexer em algumas espécies) e para desenferrujar também.
Após 90 dias do radicalismo com a poda bem abaixo da antiga copa, promovi uma poda para marcar a silhueta que consegui extrair dos novos brotos do ligustrum.
Abaixo a sequencia do desenvolvimento do projeto desde o ano passado:
Quando adquiri do amigo Rodrigo |
Primeiro transplante 5 meses depois |
45 dias depois decidi por uma poda radical para diminui a altura e incentivar brotação mais baixa e deu certo. Abaixo registros de como cresceram os brotos até dezembro: |
As fotos abaixo são o resultado das últimas podas, porém, não ficaram muito boas, pois foram tiradas a noite, mas dá pra perceber a modelação da poda para um estilo levemente sinuoso:
A escolha foi de um estilo Moyoghi com altura relativa e agora, nos cabe aguardar o desenvolvimento, realizando se necessário novas podas de controle, até o transplante para um vaso de treinamento na próxima primavera.
Outras publicações sobre este projeto:
Show de bola Bruno!
ResponderExcluirGostei da coragem heheheh
A planta respondei muito bem e o trabalho de condução está ficando ótimo, muito promissor!
Parabens!
Valeu Rafa ! To levando muita fé neste ligustro.
ExcluirAbs