Caros Amigos,
Encerrando a atual temporada de transplantes, deixei algo especial para fechar com chave de ouro.
Vou apresentar hoje o último transplante desta primavera, contudo, para um vaso de treinamento que eu mesmo confeccionei (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/10/como-fiz-meu-primeiro-vaso-de-cimento.html). Trata do meu único Ligustro, planta que gozo de grande afeição por ter sido um dos primeiros Pré-bonsai que obtive. Mais informações sobre este projeto no link: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/02/atualizacao-projeto-8-ligustrum.html.
Vamos aos registros deste transplante:
A seguir, as fotos de alguns ângulos, de como estava até ontem na mamadeira:
Abaixo a provável frente que escolhi para a planta e imagens de como o sistema radicular se desenvolveu bem na mamadeira.
Após retirá-la do escorredor e promover a retirada do substrato velho procedido de uma leve poda de raízes para o novo recipiente.
O Substrato utilizado possui 50% de areia, 25 % de caco de telha e 25% de matéria orgânica (terra preparada) e abaixo imagens após o transplante para o primeiro vaso de cimento que construí (detalhes no post anterior).
Bruno, está de parabéns meu caro!!!!! O lingustro ficou muito bom no vaso novo!!!!! Alias o vaso também ficou excelente!!!!A planta está muito bem encaminhada, belo nebari, formação de capilares foi excelente na mamadeira!!!!!! Pode anotar aí que ele reagiu muito bem a essa técnica!Agora e ramificação e aramação!!!! Rapidinho ele já vai estar bem formado!!!!!
ResponderExcluirParabéns!!!!!!
Tá caminhando bem ein Bruno, desenvolvendo uma boa ramificação e uma boa definição dos patamares.. agora é só ramificar mais um pouco, engrossar os galhos e definir a forma que ela vai ficar top!
ResponderExcluirabração
Também acho que bem encaminhado. As fotos não refletem tão bem como a planta está, mas como voce bem disse, agora são detalhes finais de aprimoramento e refinamento.
ExcluirAbs
Valeu Douglas. Chega um momento que a gente começa a acertar em uma ou outra coisa né não?
ResponderExcluirCara, estou adorando essa espécie e vou tentar buscar pelo menos mais uma. Ela reage muito bem, mesmo em substrato "impróprio" como quando adquiri, além de ser bem resistente a temperaturas extremas.
Acho que neste trabalho eu só vacilei em não posicionar a planta com a frente corretamente. Quis dar um destaque ao Nebari e acabei esquecendo que a beleza dela no momento já são também a disposição dos galhos. Daí ela acabou ficando com o primeiro galho à direita de frente para a fotografia. Mas tá de boa, mais a frente corrijo.
Abraços.