domingo, 4 de setembro de 2011

Atualização dos alporques

Amigos, bom dia.

Após uma pausa para relatar o 1º Encontro do Bonsai Clube de Juiz de Fora, volto a postar sobre os trabalhos realizados no mês passado. 

Ao presenciar o insucesso nos alporques que tentei fazer em algumas plantas em Abril, pesquisei um pouco mais e conversei com alguns colegas em fóruns e tentarei uma nova formula com vazinhos e areia em detrimento a utilização apenas do musgo e embalagens escuras.

As primeiras tentativas já foram expostas aqui mesmo no blog e podem ser conferidas novamente o Alporque na bouga, o Alporque ligustro e Ulmus bem como a Atualização alporque no ligustro.

Abaixo o registro com a nova receita de alporque com subtrato semelhante aos que usamos em plantas adultas, com areia, terra e pedrisco, acondicionados em "mini vasos" simulando o plantio.





A seguir o mesmo trabalho com o Ligustro:




Devido a posição horizontal que estou tentando tirar um alporque do Ulmus, não foi possivel posicionar um vaso de forma que não perdesse substrado, contudo, procedi com a mesma receita, deixando de envazar e mantendo a trouxa com plastico e aramações nas extremidades.

Agora é torcer para dar certo. Agendei para verificação por volta de Dezembro.

Abs

Um comentário:

  1. Bruno, acho que agora vai dar certo sim!
    Me falaram uma vez que essa é a época boa para alporques e dentro de 3 a 5 meses vc já pode conferir se enraízou, depende da espécie.

    mais uma vez parabens!!!

    ResponderExcluir