sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projeto nº 19 - Bouga Salmão

Prezados Amigos,


Trago ao conhecimento de todos outro projeto inédito, uma Bougainvillea com flores da cor salmão. As bougas são muito utilizadas para o Bonsai, por serem naturais da America do Sul, terem uma resposta muito boa para as intervenções e possuir espécies com diversas colorações de flores muito bonitas.


Nomes populares: Primavera, Três Marias, Bougainvillea.

Origem: América do Sul (Brasil).

Características: Na natureza, é uma planta trepadeira, com brotos que chegam aos 4 metros de altura. Possui folhas verde-brilhantes, delicadas e com pequenos pelos. As flores surgem na primavera e verão, que por si só são insignificantes, protegidas por três brácteas – folhas modificadas – de cores branca, rosadas, violetas ou vermelhas. Tem um crescimento inicial rápido, diminuindo quando cultivada em vasos. É uma planta fácil de conduzir como bonsai, pois seus galhos jovens permitem a modelagem e a planta adquire robustez com o tempo.

Aramação: Arame os galhos mais lenhosos deixando aramado de três a cinco meses.

Ambiente: Necessita de muita luz e suporta a incidência direta da luz solar. Ama o calor. Nas regiões quentes pode passar o Verão no jardim. No Inverno, deve ser mantida protegida contra geadas e fortes chuvas. Costuma perder suas folhas em temperaturas muito baixas.

Rega: Molhe com freqüência, porém não em abundância, pois o excesso de umidade provoca a perda das folhas. No verão regue todos os dias. Antes da floração, diminua a rega para favorecer o desenvolvimento dos brotos florais. Depois, volte a regar normalmente.

Adubação: Da Primavera até o Verão, adube normalmente com matéria orgânica (torta de mamona+farinha de osso), principalmente quando a planta estiver florescendo. Coloque pequenas porções da mistura orgânica nas bordas do vaso. Nunca adube durante o Inverno ou quando a planta estiver debilitada. Inicie a adubação quando os brotos florais surgirem. No Outono pode-se utilizar um fertilizante de lenta decomposição, tipo osmocote.

Poda: Após o término da floração faça uma poda vigorosa eliminando os galhos velhos ou mal formados. Espere aparecer seis a oito folhas e comece a pinçar regularmente as brotações novas deixando duas ou três folhas. Este processo deverá ser feito até a metade da Primavera.

Transplante: Deve-se transplantar a cada dois ou três anos, eliminando a metade das raízes e procurando também eliminar cuidadosamente raízes mortas, lesionadas ou mal formadas. O transplante se realizará antes da brotação, cuidando para que, no período após o transplante e antes dos brotos novos surgirem, o solo não se mantenha sempre encharcado, pois este fator poderia acarretar o apodrecimento das raízes.

Dica: Escolha um vaso profundo com um orifício de drenagem grande. Preencha o fundo do vaso com uma camada de cascalho e carvão de bambu, acrescentando um pouco de areia lavada grossa (de rio, sem peneirar).

Imagens de exemplares na natureza:







A seguir apresento minha muda antes das intervenções:



Detalhe da única flor que restou, e desbotada

Vista aérea
Há muito tempo não tinha tanta dificuldades para projetar um trabalho em minhas mudas, contudo, me convenci de que o tradicional Moyogi era possível.


A seguir as fotos do trabalho finalizado com podas e aramação:






2 comentários:

  1. Ficou show ela também!!!
    Bom posicionamento dos ramose boa espessura do tronco!
    A minha está dando boas mostras de recuperação, inclusive uma florada linda, de cores intensas!
    Que inclusive foi uma grande surpresa! Acho que a cor salmão dela se devia ao tipo de terra, adubação e insolação... a minha veio com flores rosa, muito vibrante! Vou postar assim que possível!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Frodo!
    Será que são de outra cor? Caraca, vou ter que mudar o nome do tópico.hehehe

    ResponderExcluir