sábado, 12 de novembro de 2011

Substratos para Bonsai

Prezados amigos e curiosos,


Uma das primeiras perguntas no estudo e prática dessa nobre arte que é o Bonsai é referente ao subtrato ou composto a ser utilizado nos vasos das plantas. 

"Qual composto utilizar ?" ou ainda "sera que estou a utilizar a terra mais adequada?"

Em minhas pesquisas e visitas aos fóruns especializados, descobri que há uma grande variedade de substâncias que podem ser utilizadas, umas mais difíceis de encontrar ou nem tanto, algumas mais caras outras quase de graça.



Os compostos estão divididos em 2 componentes, Matéria Orgânica e Matéria não Orgânica. Apesar das dificuldades que encontramos aqui em Juiz de Fora, não deixei de registrar alguns que não encontramos por aqui, contudo, tenho utilizado os mais simples possíveis, tanto orgânico como não orgânico, como terra vegetal, britas, cacos de barro, areia e humus de minhoca, todos facilmente encontrados em casas veterinárias, floriculturas e de materiais de construção.

A proporção varia conforme a espécie e a época do ano que faço o transplante de vaso ou poda de raiz, mas de forma geral, tenho utilizado 50% de areia, 30% terra e 20% cacos de barro.



Matéria não organica:

os 5 tipos principais são:
  1. Pozzolana
  2. Brita
  3. Areia do rio
  4. Cacos de barro
  5. Leca
Material para composto - Pozzolana
1 - A Pozzolana é uma rocha vulcânica que devido a sua estrutura porosa e irregular faz com que seja a mais indicada. esta se pode encontrar em alguns Hortos (Centros de jardinagem) e em alguns estaleiros para a construção civil (pois também é utilizado para aligeirar o betão), infelizmente normalmente a granulometria é grande demais para a utilização nos nossos bonsais, por isso "a que partir pedra".Sei por intermédio de um colega, que em frança e espanha ha possiblidade de encontrar Pozzolana com granulometria adequada para os bonsai, já me estou a ver quando for ao "estrangeiro" com a mala do carro com uns sacos de Pozzolana ;)

Material para composto - brita
2 - A brita é granito partido que é utilizado principalmente nas estradas, como o granito e um pouco poroso é um bom material. sendo de granulometria ajustada para os nossos bonsais, tens no entanto o defeito de vir muito suja com pó (devido a moagem do granito), por isso a que lavar a brita antes de a utilizar. podemos encontrar em qualquer estaleiros para a construção civil.

Material para composto - areia
3 - A Areia utilizada normalmente é de quartzo, sendo o quartzo uma estrutura lisa não retêm humidade como os outros elementos no entanto tem uma boa granulometria e é de fácil obtenção (pois qualquer loja de aquariofilia tem esse tipo de areia), pode ser utilizada em compostos com alto elevada drenagem.
PS: é muito inportante ser areia do rio pois a do mar tem sal ....

Material para composto - cacos de barro
4 - Os cacos de barro são argila cozida, logo tem uma estrutura porosa e irregular faz com que seja também uma boa alternativa. podemos comprar em casa, partindo os vasos da mãe e avó (ainda vou aranjar problemas :) ou passar por uma fabrica de tijolos e pedir restos...

Material para composto - leca
5 - A Leca é uma argila cozida em bolinhas, a granolometria das "bolinhas" mais pequenas é ajustada para a utilização no bonsai, tens as mesmas características dos cacos, no entanto como são bolinhas retém menos agua (pelo menos na teoria). A granulometria mais apropriada e de 2 a 4 mm. PS: Tambem podemos comprar granulometrias maiores e partir as bolinhas, desta forma aumentamos a capacidade de retenção da agua.

Matéria Orgânica:

os 4 tipos principais são:
  1. Casca de pinheiro
  2. Turfa
  3. Terra vegetal
  4. Húmus
Material para composto - casca de pinheiro
1 - A casca de pinheiro é um elemento apreciado por todos, no entanto deve ter alguma preparação antes de ser utilizada. o procedimento é simples mas moroso, primeiro comprar a casca de pinheiro, qualquer Horto ou centro de jardinagem tem, mas o granulometria que é usual nesses Hortos é a media (existe 0-15 mm, 15mm-25, +25mm) logo devem tentar arranjar a de 0-15mm ou toca a "partir pedra" ;) ou ainda comprar um triturador de jardim para fazer esse trabalho para os interessados custa por volta de 250 Euros.
Como a casca de pinheiro, é ÁCIDA. devemos 'compostá-la' uma vez que se for utilizada sem a "oxidar" tende a dificultar a absorção de nutrientes pelas raízes. O método é simples é só deixar ao ar livre a casca de pinheiro e esperar um 3 meses (claro que com granulometrias maiores deve-se esperar mais tempo, até 6 mêses).
Por fim devemos utilizar um crivo para peneirar a casca de pinheiro, e obter uma granulometria de 2 a 6mm. Como é logico podemos reaproveitar as cascas que não forão utilizadas no ano seguinte (só vai facilitar pois entra em decomposição reduzindo a granulometria)

Material para composto - turfa
2 - A turfa é um composto orgânico ÁCIDO que retém muita Humidade. o principal problema é a sua proveniência como pode ser obtida em centros de decompostagem pode trazer algum micróbios ou bactérias , por isso devemos comprar turfa de boa qualidade ou esterilizar a turfa (o processo é de por a turfa a "marinar" em lume brando;) para matar os micróbios e bactéria. a sua utilização deve ser adequada a zona em que nos encontramos (por exemplo cá no norte utilizar pouca, pois chove a potes e no Alentejo utilizar mais pois chove pouco).
PS: É um composto muito bom para sementeiras e reproduções (pessoalmente utilizo 50% de turfa com 50% de areia)

Material para composto - terra vegetal
3 - a terra vegetal é utilizada como um condicionador do composto, dando alguns nutrientes a planta (pelo menos no inicio), também devido a sua composição normalmente é um compactador do composto. é utilizado em pouca quantidade.


Material para composto - humus
4 - Humus Ou Estrume das minhocas ;) é um estrume organico e já decomposto, pode ser adicionado em poucas quantidades e deve ser de boa qualidade pois pode comter parasitas. a mim já me aconteceu de depois de ter feito uma muda onde tinha incluido um pouco de humus umas minhocas alegremente andavam pelo vaso... não ha perigo nenhum mas, aparece uns monticulos de terra nos vasos ;)

2 comentários:

  1. Oi Bruno,
    Gostei muito do blog, e principalmente dos seus projetos para bonsai.
    Me inseri neste mundo há pouco tempo, a pesar de ter ganhado minha arvorezinha em 2008. E estou precisando de ajuda... parece-me que a planta parou de crescer, de desenvolver. Tem quase um ano que não percebo diferença nela - como, por exemplo, novos galhos... ela é uma Ficus, tem cerca de 35 cm num vaso 25x25. Troquei a terra tem quase 5 meses e usei terra vegetal (ou terra preta) e pedrinhas de rio (em grande quandidade) além de ter usado esterco de boi.
    Att
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Prezada Livia,

    Inicialmente, muito obrigado pelo apoio. Venho descobrindo que desenvolver um não é fácil, pois além de ter conteúdo, há de se agradar aos leitores e no caso do Bonsai, também conquistá-los para fazer parte dessa viagem.

    Pelo seu breve relato, parece que você cometeu um dos enganos mais comuns entre os principiantes (assim como eu): adubou a planta logo após o transplante. A adubação tem a função de incentivar o crescimento mas também pode ser mortal se aplicado em excesso ou sem controle.
    Normalmente, recomenda-se deixar a planta de se recuperar o transplante por volta de 60 a 90 dias.

    Para poder te ajudar mais, seria bom você trazer mais informações como: qual a estação fez a troca da terra, se toma sol diariamente e a quantidade, se fez poda de raiz, etc...

    Uma boa alternativa para conseguir mais informações e ajuda é participar do fórum do Atelier do Bonsai, seguir o meu blog e participar de nosso Grupo no Facebook.

    Anota aí que fica melhor: brunosilvagomes@hotmail.com

    Abs

    ResponderExcluir