terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estilo Bankan - complemento Projeto 18 - Tuia Dragão

Caro amigo curioso,

Trago ao vosso conhecimento uma aula via fórum de "Nickfury" do Brasília Bonsai Clube (http://www.brasiliabonsaiclube.com)  sobre, o até então desconhecido para mim, estilo BANKAN.


Uma variação do estilo sinuoso, ele permite que o cuidador desenvolva sua percepção e criatividade dentro da mistica da serpente.


No meu caso imaginei mais um dragão-pássaro do que um dragão-cobra, por isso o Projeto nº 18 - Tuia Dragão, (já apresentado aqui anteriormente) possui duas asas, mas valeu o aprendizado.

Abaixo os comentários do nobre Bonsaista sobre o meu trabalho postado no forum do Atelier do Bonsai, confiram:


Bruno, não há o que criticar em seu trabalho com a sua planta. Mas devo fazer uma ressalva, a fim de esclarecer quanto ao estilo. Embora voce tenha proposto o nome de estilo dragão, na verdade trata-se do estilo BANKAN, sendo o formato uma variedade dentro desse estilo, definida como SERPENTINA, por lembrar a forma inusitada como a serpente (cobra) costuma se enrolar no tronco das arvores. 

O estilo BANKAN é definido por John Yoshio Naka, um dos maiores mestres de bonsai de todos os tempos, que especifica a respeito dele no seu livro Técnicas de Bonsai, volume I. Como a maioria dos estilos classicos que conhecemos, o BANKAN possui inumeras variantes, sendo essa que voce escolheu para trabalhar a sua planta uma delas. Entrentanto, nada impede que voce dê um nome para a sua planta, chamando-a de DRAGÃO, se isso lhe agrada. 

Aliás, no mesmo livro de Naka há uma referencia a um junipero california (umas das inumeras variedades de junipero, como o seu que é um procumbens), que foi uma planta obtida por ele via yamadori (coletada em novembro de 1962) e plantada num vaso chines antigo, que recebeu o nome de RYU, "o dragão". 

O dragão é um figura mitica muito cultuada no oriente, onde seu formato é similar ao da serpente (bankan), sendo exato que pode até dizer que o estilo que voce adotou para sua planta faça uma referencia a ele, mas seria incorreto dizer que se trata de um estilo diferenciado, vez que há matéria mais antiga, calcada não só na experiencia do grande Naka, mas em trabalhos realizados por grandes bonsaistas da antiguidade, que apontam na direção correta, nominando o estilo. 

 


 

A propósito do junipero california de Naka, ele deu o nome de dragão para sua planta para que ela representasse a mitica rivalidade entre um "TORA" (tigre) e um "RYU" (dragão), fazendo uma alegoria para com outro junipero, que tinha o nome de TORA, que recebera esse nome em homenagem a seu neto, nascido no inicio do ano de 1962. Mais tarde, em novembro desse mesmo ano, ele coletou o junipero que viria a chamar de dragão. 

Bem, apresento a voce o bonsai TORA (tigre): 

 

e o bonsai RYU (dragão): 


 

Importante esclarecer que nenhum dos dois está no estilo BANKAN. São apenas dois juniperos que receberam nomes por parte do seu criador, o grande mestre John Naka, em razão da lenda mitica que contrapõe o tigre e o dragão (aliás, há um ótimo filme com esse título, inclusive).


Podem conferir o trabalho, bem como todos os comentários dos participantes no forum: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=186811#186811

Nenhum comentário:

Postar um comentário