quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Atualização Eugenia (Proj 14) e Bouga Salmão (Proj 19)

Prezados,

Estou com dificuldades para dormir nos últimos dias e andei trabalhando altas horas da noite em alguns prebonsais. Ontem enfrentei algumas podas sem estética, apenas podas para brotação, contudo não registrei.

Hoje não foi diferente e resolvi mexer na Eugenia e trazer a evolução do projeto 19 após o poda estrutural e aramação que promovi. Destes eu fotografei.

A Eugênia já havia apresentado aqui no Projeto 14, e depois do trabalho na oficina do Clube de JF já tinha meio definido o estilo com vaso concha, contudo, hoje resolvi tirar um pouco de terra pra ver o que tinha.



A da esquerda é a Eugenia que busquei lá em Dona Euzébia

Ao final das intervenções na oficina do Clube de JF

Foto tirada hoje com a nova brotação na ponteira do tronco que deixamos para experiencia.

Mais brotação após a oficina

Já retirando um pouco de terra e cortando o vaso

Detalhe de um tronquinho que nascia proximo as raízes 

Geral do processo de retirada da terra. Descobri um belo Nebari

Detalhe do nebari. Vejam que retirei aquele tronquinho à direita.

Com essa descoberta, estou revendo o projeto inicial  da planta.





Retirei quase um palmo de terra para descobrir como seria o nebari, mas por hoje foi só. Agora ela fica de molho até receber adubo daqui umas semanas. Acompanharei as brotações após a exposição das raízes.

Outro exemplar que trago para atualiza-los do seu desenvolvimento é a Bouga Salmão, também já apresentada anteriormente no Projeto 19, e que após a última intervenção, também vem apresentando uma ótima recuperação e gerando brotação abundante, confiram !






Este exemplar tem me satisfeito bastante, especialmente por responder bem as intervenções e promover brotação nas posições que eu mais precisava, na copa e nas extremidades dos ramos. Assim que tiver mais novidades sobre eles, volto a trazer ao vosso conhecimento.

3 comentários:

  1. Muito bom Bruno! Belo nebari mesmo a Eugenia hein! A Bouga tb ta de parabens! Adoro as bougas por causa disso, respondem bem d+ as intervenções!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, excelente brotação da Eugênia, fiquei muito feliz em saber que esta brotando depois de nossa intervenção na oficina. Parabéns também pela Bouga, elas são ótimas de trabalhar!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade amigos, fiquei muito feliz com os resultados até então.

    O nebari da Eugenia me está fazendo pensar em alterar o estilo ou pelo menos o vaso a coloca-lo... vamos ver...

    Abs

    ResponderExcluir