segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto nº 21 - Shimpaku 2

Amigos e curiosos, como vão ?

Final de ano muito agitado e com a chuvarada, mal tem dado tempo para produzir material ao nosso blog, contudo, hoje deu uma trégua e trago para o vosso conhecimento mais um projeto com um trabalho que gostei bastante.

Trata-se de mais um Shimpaku, cujas informações gerais deixo para uma postagem anterior da mesma espécie (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/11/projeto-n-20-juniperus-shimpaku.html).

Exemplar antes da intervenção

Vista aérea antes

Tal como tenho feito com todas minhas plantas, retirei uns bons 10 litros de terra da superfície para conseguir enxergar melhor o tronco e nebari. 

O que mais chamou minha atenção neste trabalho foi a evolução que percebi em meu olhar em busca do estilo a ser adotado em detrimento ao que a planta já oferece. Até botar a mão tinha em mente um inclinado para apenas um lado com um tronco em curva para a direita e uma copa ao seu final, porém, após retirar o primeiro galho, visualizei um bom moyogi com um tronquinho interno e escondido entre os maiores.

Conforme pode ser observado abaixo, com apenas duas podas cheguei a um produto interessante.

Primeiro corte para limpeza do tronco e melhor visualização

Detalhe com flash

Vejam o movimento sinuoso que encontrei internamente

Para prosperar nesta ideia, seria necessário praticamente acabar com toda a planta, retirando as "costas" do novo ápice, parte esta que concentrava todos os demais ramos, galhos e troncos. Empolgado com a descoberta não tomei conta do horário e avancei domingo noite a dentro até adiantar o máximo possível o projeto.

Iniciando o corte

Estou precisando de um novo serrotinho.... com essa serrinha foi bem difícil.

Parte retirada.

Um chinelo para dar noção da dimensão da parte retirada.

Exemplar ao final da poda radical

Visão traseira com detalhe para a ferida pela retirada

Com flash e isqueiro para dimensão


Panorâmica ao final.
Fiquei muito satisfeito por encontrar um estilo sinuoso com apenas uma grande intervenção através de um novo ápice e sem a necessidade, por ora, de aplicação de aramação. 


A idéia agora é abaixo o galho da direito e montar a copa do lado esquerdo mais acima. Assim que tiver novidades trago ao conhecimento.


Abs e boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário