sábado, 19 de maio de 2012

Papo no Clube: Fazer ou não um curso? por Gustavo

Caros amigos,

Com esta postagem, inicio uma nova fase de aprendizado por trocas de experiencias e também deste Blog, abrindo espaço para os colegas que também curtem e praticam a arte Bonsai. Trata-se do "Papo no Clube", uma iniciativa de divulgar publicações matérias e discussões criadas pelos amigos do Bonsai Clube de Juiz de Fora em especial, mas não limitado a eles, especialmente para o meu Blog.

Iniciaremos com uma bela reflexão de Gustavo de Melo Duarte. Obrigado pela contribuição Gustavo. Confiram !!

Fazer ou não um curso?
Autor: Gustavo de Melo Duarte

Amigos antes de tudo quero fazer um adendo, antes de vocês iniciarem a leitura desta. O Bonsai, é uma arte, e como qualquer arte possibilita infinitas interpretações, admiração, opiniões e ainda cada qual gosta ou não dependendo de seus próprios gostos. Digo isso porque muitas vezes pedimos opiniões e não estamos preparados para ouvir opiniões negativas como, esta feio, esta desarmonioso, você fez errado enfim, algo que não esperávamos.

Mas adentrando propriamente no assunto deste gostaria de falar sobre uma coisa que passa na cabeça de todo entusiasta pela arte do bonsai em algum momento de sua trajetória na arte: Fazer ou não um curso de bonsai? Bom como qualquer tipo de arte não é obrigatório que você realize um curso para cultivar seus próprios bonsai, aqui mais um adendo a palavra bonsai é um ideograma por tanto não existe plural para ela, o fato de não ser pré-requisito um curso, creio eu que pode ser atualmente justificado pela ocidentalização desta arte nos últimos anos, com publicações no nosso idioma, de livros, revistas, a imensa gama de informações que navegam pela web, os fóruns de discussões, enfim, jeito de aprender a arte do bonsai é o que não falta.

Antigamente o que justificava era o oposto, não havia fontes de informações de fácil acesso, não havia pessoas experientes, fóruns, a web, o bonsai era quase um mito, tanto é que ainda hoje muitas pessoas acham que bonsai é uma especie de planta que fica pequena e pronto.
Junto a isso temos os casos de expoentes do bonsai no Brasil que nunca tiveram a oportunidade de fazer um curso ou algo similar, mas mesmo assim chegaram aonde chegaram, com trabalhos maravilhosos e um leque de conhecimento formidável. Sendo assim voltamos a pergunta geradora deste texto: Fazer ou não fazer um curso de bonsai?

Bom infelizmente tenho que dizer que não existe resposta para esta pergunta. Você pode sim ser um bonsaista sem fazer um curso sequer, pode trabalhar suas plantas, podá-las, aramá-las, e no final de tudo ter um lindo exemplar, passar o resto da sua vida praticando esta arte assim ser feliz assim e pronto ninguém tem nada com isso.
Mas ao mesmo não posso negar que fazer um curso faz toda a diferença, que muda completamente conceitos que você tinha, amplia sua visão sobre todos os aspectos da arte, te enche de informações e experiencias que nenhum site ou forum da web poderia lhe proporcionar, é incoparavel a experiencia de ter uma pessoa anos luz a sua frente te falando e te mostrando o que é certo e o que é errado, te mostrando o melhor caminho quando você já tinha esgotado suas possibilidades.

Falo isso porque eu vivi as duas experiencias, durante 2 anos fui autodidata, e só então depois disso resolvi fazer um curso na já extinta Sociedade Brasileira e Bonsai, passei um final de semana no Rio de Janeiro para este curso, dai a coisa virou um vicio na minha vida, e não pude mais para, fiz outros cursos no Rio com o Roberto Gerpe, com o mestre italiano Salvatore liporache, com a argentina Maria Gorruchaga, em minas com o Rock Junior, com o Mestre hidaka e a regina suzuki, com o Chrales fernandes. Enfim, todo e qualquer oportunidade que tive para fazer um curso com alguém eu fiz.

Mas é tão bom assim? Sim é melhor do que vocês possam imaginar, saber para que lado enrolar o arame se você quer mover um galho pra cima ou para baixo, pra direita ou pra esquerda, saber escolher a frente do bonsai pela distribuição do nebari, saber formar um bom nebari usando uma tabua e alguns pregos, fazer um alporque corretamente, saber que antes de um transpante a terra deve estar seca para se descolar facilmente das raizes.

Amigos uma coisa é você ler como dever ser feito o pinçamnto das agulhas de um pinhiero negro, outra coisa e você ter um pinheiro negro a sua frente e uma pessoa como a Regina Suzuki te ensinado a pinçar um pinheiro, uma coisa e você ler sobre e tentar reduzir as folhas de um a Acer, outra e ter o mestre Hidaka executando a técnica na sua frente. O mesmo para a desfolha de uma piracanta com as orientações do Rock Junior.

Bom não quero me alongar mais, acho que vocês já entenderam o que eu quero dizer, Acho que a resposta para esta pergunta pode ser comparada a resposta para: Naquele domingo de verão com o sol rachando você na praia e ai: Tomar uma Polar ou uma Skol gelada? Temos que aproveitar as facilidades que temos hoje. Abraços a todos

Gustavo de Mello Duarte     

6 comentários:

  1. Gustavo, parabéns pelo texto. Realmente qualquer um pode ser bonsaísta sem curso, mas você falou tudo quando diz ler como deve ser feito é uma coisa e ver fazer, ainda mais por uma pessoa experiente faz toda a diferença. Casualmente no próximo sábado acontecerá o 1º curso de Bonsai da Bonsai Sul, associação de Porto Alegre/RS da qual sou vice-presidente. Sabemos bem da importância de momentos como este. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo. Vou repassar seus cumprimentos ao Gustavo, pois realmente a contribuição dele com este texto é contagiante. Abs

      Excluir
  2. Parabéns pelo espaço Bruno Gomes e parabéns ao Gustavo de Mello Duarte pelo texto!!!!
    Já prático a arte do bonsai há alguns anos, intensificando nos últimos 3 anos, mas no último anos a prática do bonsai se intensificou na minha vida depois da criação do meu blog e também depois que eu conheci os amigos aqui de Juiz de fora, O Bruno, Rafael Frodo, o Pablo no último tenho constatado que temos crescido muito na arte depois de nossos encontros e troca de experiência. Parabenizo o Gustavo de Mello Duarte por ter participado de de cursos com os grandes expoentes da arte no Brasil tenho certeza que para ele foi engrandecedor. Acho que fazer um curso com quem realmente entende da arte é muito válido e espero estar fazendo também dentro de algum tempo quem sabe até com a participação coletiva de membros aqui do Clube de Bonsai em nossa cidade, o que sou contra e particiapar de cursos de bonsai com pessoas de se dizem entendidas, mas que na verdade dão aulas através de artigos retirados da internet e que no fundo somente está visando o lucro financeiro , ludibriando pessoas que acreditam estar fazendo um curso com alguém que realmente tem conhecimento, mas que na verdade não é isso e sim apenas um aproveitador querendo ganhar dinheiro e se dar bem!!!!
    Grande abraço a todos do Clube!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Douglas! Disse tudo.
      Também sou muito grato por toda ajuda e orientações que obtive após conhecer essa galera. E fiquei muito feliz de serem todos daqui de JF, o que facilita muito o desenvolvimento. Abs

      Excluir
  3. Amigos que bom que vcs entenderam a mensagem. Bom minha intenção com isso é animar a turma pra quem sabe em outubro montarmos um grupo pra ir a BH na terra bonsai fazer um curso com o Rock Junior.E ai Bruno o que acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma excelente ideia. É só ver as agendas para viabilizar. Abs e obrigado.

      Excluir