segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto 3 - Jabuticabeira

Boa noite aos amigos,

Volto hoje para postar mais um projeto, o número 3. Este é o projeto que mais mexeu com meus instintos e cuidados por 1) ter sido a muda da jacuticabeira um presente de um amigo que me incentivou no bonsai, 2) por apresentar troncos entrelaçados de forma muito peculiar, como jamais havia visto nem no bonsai nem em outra porte, 3) por acreditar ser possível definir um estilo kengai e 4) por descobrir com os amigos do forum que não era possível extrair um bonsai dela, por não ser uma planta com tres troncos, mas três plantas propositalmente entrelaçadas.

Seguem fotos:







Estilo proposto antes de desfolhar a planta


A seguir a mesma desfolhada para iniciar os trabalhos:

Detalhe do entrelaçamento

Com a desfolha, foi possível perceber que não se tratava de uma planta apenas e após orientações dos amigos e intenautas bonsaístas , assim, iniciei hoje a separação das plantas conforme a seguir, começando pela identificação das raízes:
Recuperação da folhagem com 20 dias

Recuperação da folhagem com 20 dias

O grande torrão com bastante compactação graças as pequenas raízes

Detalhe do sistema radicular

Uma das raízes de sustenção à mostra



Dificil identificação das raízes de cada uma.
A separação das plantas  foi muito difícil devido ao entrelaçamento também abaixo da terra. Precisei "limpar" mais raizes do que esperava e mais esforço para destorcer algumas e desentrelaçar outras, tanto que acabei quebrando uma delas como pode ser visto abaixo.
Raizes da planta mais desenvolvida. Replantei no escorredor.

Detalhes das raízes em curva

A pivo do emaranhado

Essa curva da raíz maior se entrelaçava completamente com as demais

A terceira que acabei quebrando. Estava "fundida" com a primeira.

As três jabus
 Após árduas 5 horas de trabalho, consegui realocar cada uma em um recipiente diferente, com substratos diferentes para acompanhar suas evoluções a partir de agora. Destaque para a terceira da raiz quebrada, que apesar do incidente, tentarei replantar assim mesmo.
Essa é a com o sistema radicular mais desenvolvido, inclusive ficando com parte das raízes da próxima que quebrou. Subtrato drenoso 50% pedrisco, 30% terra vegetal e 20% humus minhoca. Creio que o estilo Moyogi seja possível.


Nesta com a raíz quebrada vejo o estilo fukinagashi abaixo,porém se sobreviver já estou no lucro. Mantive 50% do substrato original (terra de jardim + humus) adicionando pedrisco, areia e caco de telha.


Com sistema radicular intermediário, essa foi a que me deu maior trabalho. Subtrato semelhante à anterior, contudo, sem terra de jardim, ainda não sei como conduzi-la.
Esse foi um bom trabalho para o fim de semana. O projeto nº 3 que se transformou em 3.1, 3.2 e 3.3. Em breve trago mais novidades de seus desenvolvimentos.

Abraço a todos.
 

4 comentários:

  1. Legal cara, bom saber que tu gostou da postagem.
    Tenho trabalhado num de Jabuticaba também. Gostei do teu projeto.

    Sou entusiasta na arte, apesar de estar na brincadeira pouco mais que 10 anos, ainda não me dediquei como é necessário.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Foi uma pena a separação...
    Com o tempo elas iriam ficar mais unidas e se soldariam, daria um aspecto bacana...
    Mas agora é cuidar de cada uma delas!!
    Sucesso,
    Abraços, Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruno, como vai? Estou analisando o teu arquivo. E gostaria de fazer com a minha mudinha de jabuticaba, o teu projeto inicial, de cascata. Como a minha muda está bem simples, vou moldá-la já para isso, vamos ver o que dará. Como esta matéria tem mais de 01 ano, gostaria de saber como estão as meninas, hoje? Sucesso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Weverton, infelizmente essa planta morreu. A separação não foi uma boa idéia e perdi um ótimo exemplar de Jabu. Agora, vou buscar uma já madura para fazer poda radical e começar do zero.
    Abs

    ResponderExcluir