terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Especial de Fim de Ano

Caros amigos e curiosos,

Esta noite não venho falar sobre Bonsai e suas técnicas, arames, podas e estudos, ou sobre pH de água para rega ou mesmo adubação, substratos e estilos, mas conversar com vocês sobre mudanças, descobertas e conquistas, que é o que este blog representa em sua essência.

Em Fevereiro do ano passado, iniciei minha aventura no aprendizado da arte Bonsai em busca de uma atividade recreativa ou de lazer que pudesse ser desenvolvida no pouco tempo que possuía entre trabalho, esposa e filho e no pouco espaço disponível no apartamento que morávamos até então. Me recordo que gozava de um período de descanso, ou férias não me lembro ao certo, e assistindo TV durante a tarde revi um clássico da minha infância, The Karate Kid, e me encantei com a cena onde o Sr. Miyagi aplicava uma de suas lições à Daniel San e como prova de seu compromisso e amizade, o presenteava com um belíssimo Bonsai.



A partir de então, não repousei enquanto não obtive o máximo de informações para iniciar nessa arte, e para minha enorme satisfação, não se tratava de promover cuidados com plantinhas pequenas, mas sim um processo complexo e minucioso de envolvimento com a natureza, compreendendo o que é necessário para os cuidados de cada espécie, estudando estilos e ferramentas específicas e maximizando níveis de paciência orientais para aguardar e acompanhar cada intervenção e consequente evolução. A descoberta do Bonsai trouxe diversos elementos que incorporei à minha vida e em meus princípios e valores passaram a incluir mais respeito à vida e às diferenças, melhor compreensão da utilização e administração do tempo, assim como o desenvolvimento de uma atividade que consegue domar minha ansiedade.



Compreendi que o aprendizado é constante. Não se trata de uma coleção de objetos ou uma atividade física repetitiva, mas sim de uma arte dinâmica com inúmeras variáveis que precisam de estudo, avaliação e acompanhamento. Cada espécie tem suas manias e preferências, seus solos e estações, e de nada adianta tratar tais diferenças sem o devido respeito e compreensão. 

Diante de tanta informação para absorver toda essa cultura, senti a necessidade de encontrar em um único local, todo o material relevante nesta experiência, e daí surgiu a ideia de criar este Blog, condensando este material e disponibilizando também àqueles, que como eu, estão iniciando no Bonsai e carecem de informação e ajuda.

O resultado tem sido além do esperado. Além de aos poucos conseguir juntar matérias, documentos para estudo, referencias de outros sites e os registros dos meus trabalhos, a participação e adesão dos curiosos com seus elogios e busca de mais informações tem sido fundamental para a disseminação da arte Bonsai pelas redes sociais. 



Meu Blog está prestes a completar seu primeiro aniversário com quase 13.000 acessos e sou e serei muito grato aos que contribuem para esse sucesso: os amigos, e colegas bonsaistas e iniciantes !!!

Como um bom reflexo dessa disseminação da arte Bonsai, encontrei amigos aqui em Juiz de Fora para compartilhar experiencias, materiais, mudas, sementes e tudo que for possível. Os primeiros contatos foram pela internet, mas logo a idealização do Bonsai Clube de Juiz de Fora se tornou real, e os primeiros encontros começaram a delinear a cara, propostas e objetivos desta turma. Já conseguimos realizar uma oficina muito boa na ultima primavera, onde diversos trabalhos foram realizados e possuem seus registros aqui também no blog.





Estamos apenas no começo. O Bonsai Clube de Juiz de Fora pode ser encontrado no Facebook e no Orkut e em breve terá seu site próprio e estará realizando mais oficinas, eventos, encontros e se Deus quiser, nossa primeira exposição. Visite as comunidades e grupos e verá belas iniciativas dos mais atuantes.



Foram vários os bons momentos de satisfação ao ver os pequenos e poucos resultados tomando forma e com saúde. São sentimentos de realização e conquista em função das diversas descobertas e encontros desta fase de estudos. Recomendo a todos conhecerem e se possível, participarem deste fantástico mundo oriental, com a convicção de que também admirarão belos exemplares dignos de exposição da sala de estar de sua casa.

E é isso que eu desejo a todos os leitores para o próximo ano. Que 2012 seja, além de muito saudável, harmonioso, pacífico e amável, cheio de mudanças, descobertas e conquistas. Deixe que o mundo do Bonsai possa contribuir para o seu bem estar de corpo e alma para 2012, e conte com o Bonsai Clube de Juiz de Fora para ajudá-los.

Votos de feliz 2012 !!!

Bruno

4 comentários:

  1. Fala Bruno!
    Primeiramente parabéns plo blog, pelo aprendizado e pelas conquistas!
    Em seguida agradeço pela experiência trocada, pelos bate-papos entre o clube e o grande aprendizado que todos tivemos nesse ano.
    Apesar de longe e com o meu blog "congelado" por uns tempos, ficarei sempre de olho nos blogs do pessoal e no grupo do facebook.
    Sempre que possível estarei comentando aqui e no face. Também tentarei postar fotos das minhas plantas que ficarão crescendo livre por um tempo até que eu possa resgatá-las heheheheh
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafa !
    Sua participação sempre foi das mais importantes tanto aqui como no grupo e no Clube.
    Obrigado pelo apoio.
    Sucesso e abs

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS BRUNO!! POR TODAS AS PRECIOSAS CONQUISTAS!E QUE ELAS NÃO PAREM MAIS... UM GRANDE ABRAÇO. CÍNTIA

    ResponderExcluir
  4. Oi Cintia, muito obrigado pelo apoio.
    Que grata surpresa de ver por aqui. Fiquei bem feliz.
    Valeu e feliz 2012!

    ResponderExcluir